O presidente Jair Bolsonaro teve a maior aprovação popular desde o início do mandato, segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 13. De acordo com o levantamento, 37% dos brasileiros consideram a gestão do presidente ótima ou boa, ante os 32% registrados na pesquisa de junho.

Até então, os melhores índices de aprovação do presidente haviam sido registrados em abril e maio deste ano, quando o presidente atingiu 33% de popularidade.

Já os que avaliam a gestão como ruim ou péssima caíram de para 34% no mesmo período, uma queda de 10 pontos percentuais.

O aumento na popularidade de Jair Bolsonaro coincide a mudança de tom no discurso do presidente desde a prisão de Fabrício Queiroz, ex-assessor de seu filho Flávio Bolsonaro na Alerj, quando passou a questionar menos as ações do legislativo e do judiciário. O período também foi marcado pela ampliação do auxílio emergencial de R$ 600 recebidos para trabalhadores que perderam o emprego devido a pandemia de coronavírus.

O Datafolha também mediu a confiança no presidente. 41% dos entrevistados afirmaram nunca confiar em Bolsonaro, enquanto 22% sempre confiam e 35% disseram confiar “às vezes”.

O levantamento foi realizado via telefone com 2.065 pessoas entre os dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).