A Black Friday já começou para as grandes varejistas brasileiras. Isso não significa que o consumidor não encontrará ofertas melhores na data original, comemorada na última sexta-feira de novembro (dia 26). Mas já dá para achar agora produtos com descontos nos apps, sites e lojas físicas de redes como Americanas, Casas Bahia, Magalu e Mercado Livre.

“Acreditamos que novembro será um mês histórico. A Black Friday é cada vez mais relevante para o varejo. Estamos com uma visão positiva de mercado aquecido, crescendo. Estamos otimistas, será a maior Black Friday que já tivemos”, afirmou Vitor Monte, head de marketing da Americanas.

O que o consumidor vai encontrar? A maioria das empresas prometem descontos diários de até 80%, frete grátis, cashback e condições especiais de pagamento. A novidade fica por conta da Via, dona das redes Casas Bahia e Ponto, que está lançando a Black Cobrança, uma campanha de quitação e renegociação das dívidas em atraso dos clientes com descontos de até 90%. Com a quitação, o cliente fica habilitado a fazer novas compras.

Vai ter live commerce? Sim. Magalu e Americanas vão aperfeiçoar suas estratégias de live commerce nesta Black Friday. As duas empresas vão unir entretenimento com e-commerce em shows marcados para o dia 25, véspera da Black Friday.

No Magalu, o programa será apresentado por Luciano Huck e Anitta. Na Americanas, o espetáculo ficará a cargo de uma série de celebridades, como Felipe Neto e Juliette Freire.

Na Via, as lives acontecem todas as sextas-feiras de novembro, às 16h, no app das Casas Bahia.

O consumidor quer comprar? Sim. Pesquisa realizada pela Mercado Ads, unidade de publicidade do Mercado Livre, mostra que 80% dos consumidores pretendem fazer compras online na Black Friday. A intenção de compra, segundo o estudo, cresceu 18 pontos em relação ao ano passado – quando o faturamento saltou 130%.

“Embora o consumidor já tenha acesso a lojas físicas, a expectativa é de ainda mais visitas e transações, levando em consideração que as entregas estão cada vez mais rápidas e o consumidor tomou gosto pela comodidade de comprar pelo computador ou celular e receber em casa”, diz Fernando Yunes, vice-presidente sênior da empresa no Brasil

Segundo o estudo do Mercado Ads, as categorias com maior intenção de compra para a Black Friday são: tecnologia (44%); roupa e calçado (38%); celulares e acessórios (38%); cosméticos e beleza (30%); e eletrodomésticos (28%).

Veja o que cada empresa promete para a Black Friday:

Americanas

No esquenta da Black da Americanas, a empresa promete vender todos os dias produtos com descontos e pelo menos 50% de cashback com pagamento feito por meio do super app Ame. Além disso, a Americanas realizará duas lives neste mês: dia 11 (Dia dos Solteiros) e dia 25 (véspera de Black Friday). Todas serão transmitidas no app da marca e no YouTube.

O show do dia 25 terá quatro horas de duração e contará com estrelas como Juliette Freire, Jojo Todynho acompanhadas por Felipe Neto, T3ddy, Bielo, Camilla de Lucas, Diva Depressão, Ademara e o time de eSportes Los Grandes.

Casas Bahia e Ponto

A Via, dona da Casas Bahia e Ponto, diz que o consumidor já encontra descontos de até 70% no app, site e lojas. Para se diferenciar da concorrência, a empresa vai oferecer frete grátis, entrega super rápida e parcelamento em até 30 vezes nos cartões Ponto e Casas Bahia.

A novidade deste ano é que a Via criou a Black Cobrança, uma campanha de quitação e renegociação das dívidas em atraso dos clientes. Os descontos chegam a 90%, com entradas a partir de R$ 20 e alongamento dos débitos em até 36 meses.

Magalu

O Magalu promete descontos de até 80% em todas as categorias de produtos durante todo o mês de novembro. Essas ofertas duram apenas 24 horas e valem tanto nas lojas físicas, como no site e no superaplicativo. A empresa diz que essas ofertas antecipadas não voltarão mais baratas no dia da Black Friday. Ou seja, não precisa esperar até o dia 26.

Pelo terceiro ano, o Magalu vai realizar no dia 25 o show “Black das Blacks”, com duas horas e meia de duração. O programa será apresentado por Luciano Huck e Anitta, com transmissão na íntegra pelo canal Multishow a partir das 22h e entradas ao vivo durante o programa ‘The Voice Brasil’, na TV Globo.

A novidade é que neste ano o evento será também pela primeira vez no TikTok do Magalu, além do YouTube, Facebook, Instagram.

Mercado Livre

Durante todos os dias de novembro, o consumidor terá acesso a ofertas com até 70% de desconto em produtos de todas as categorias disponíveis no marketplace.

Além disso, diariamente, às 13h, serão disponibilizados os produtos mais buscados na plataforma com descontos ainda mais atrativos. Todo domingo são divulgados os produtos com desconto da semana. A empresa diz que o objetivo é que o consumidor possa se planejar para a compra dos itens que deseja.

Além dos descontos, o Mercado Livre aposta no frete gratuito para diversas modalidades, e ainda, investimento em logística, com frota própria para agilizar entregas.

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