As moedas digitais ethereum e XRP dispararam nesta segunda-feira (23), ganhando impulso à medida que o bitcoin se aproximava de sua máxima histórica.

O ethereum, segunda maior criptomoeda em valor de mercado, saltou 7% para sua máxima desde junho de 2018, levando seus ganhos para mais de 25% nos últimos três dias.

Operadores afirmaram que o ethereum, que costuma acompanhar o movimento do bitcoin, foi impulsionado pela crescente demanda antes de uma atualização de sua rede blockchain – prevista para o início de dezembro – que se espera que a torne mais rápida e segura.

A XRP, terceira maior moeda, disparou 15% para seu maior valor em dois anos, levando os ganhos para mais de 75% nos últimos três dias.

O preço das chamadas altcoins está fortemente ligado ao bitcoin. Com menos liquidez, elas tendem a sofrer de uma volatilidade ainda maior do que a criptomoeda original.

O Bitcoin subiu cerca de 10% na semana passada e estava sendo negociado a US$ 18.554, perto de sua máxima de US$ 19.666.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).