O Banco Central anunciou hoje a prorrogação da redução da alíquota dos depósitos compulsórios a prazo para abril de 2021. A redução estava prevista para acabar em dezembro de 2021.

O que são depósitos compulsórios a prazo? É o volume de recursos investidos pelos clientes que os bancos não podem usar para conceder crédito.

De quanto é a redução? O percentual permanecerá em 17% até abril de 2021. Além disso, o BC anunciou a redução permanente da alíquota de 25% para 20% a partir daí.

Qual o objetivo dessa mudança? Ao reduzir a alíquota, o BC tenta estimular a concessão de crédito, já que os bancos terão mas recursos livres para emprestar.

“A decisão, no atual momento, visa dar previsibilidade para que o mercado se ajuste para cumprir a nova alíquota. A estimativa, com base em dados atuais, é que a mudança implique redução do valor previsto para ser recolhido, a partir de abril de 2021, de R$ 62 bilhões”, diz o BC.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).