O comércio global de bens provavelmente registrou uma queda histórica no segundo trimestre de 2020 em meio aos efeitos da pandemia do novo coronavírus, segundo o chamado “barômetro de comércio de bens” da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Divulgado nesta quarta-feira (19), o barômetro da OMC está atualmente em 84,5 pontos, 18,6 pontos abaixo do nível do mesmo período do ano passado. Trata-se do pior resultado do índice numa série histórica iniciada em 2007 e está em linha com estatísticas da OMC disponibilizadas em junho, que previam uma retração anual de 18,5% no comércio mundial no segundo trimestre.

Pelo barômetro, leituras de 100 indicam crescimento em linha com as tendências de médio prazo. Resultados maiores que 100 sugerem crescimento acima da tendência e menores que 100, abaixo da tendência.

Indicadores adicionais apontam incrementos parciais no comércio mundial e produção durante o terceiro trimestre, mas a OMC ressalta que a força da recuperação continua sendo “altamente incerta”, uma vez que poderá ser em forma de “L”, e não em forma de “V”.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).