O Brasil possui mais de 2.000 cidades sem nenhuma agência bancária. Para oferecer serviços bancários a lugares remotos ou que que não possuem agências ou terminais de autoatendimento, o Banco24Horas, que pertence à TecBan, conta com um caminhão.

A Solução Móvel do Banco24Horas chegará neste ano a 10 cidades nordestinas. A expectativa é atender até 200 mil pessoas nessas localidades.

“O caminhão nos dá a mobilidade necessária para chegar nos locais mais remotos, para incluirmos mais pessoas aos serviços financeiros, dando mais autonomia aos cidadãos para movimentar o dinheiro na economia local”, afirma Ariovaldo Ribeiro, superintendente de autoatendimento da TecBan.

Quando chega à cidade, o caminhão fica cerca de 30 dias lá. Só depois que ele segue para outro município. Até o dia 18, ele ficará em Massaranduba (PB). Em seguida, ele vai para Ares (RN) e Vera Cruz (RN).

Por que essas cidades não contam nem com terminais fixos do 24Horas? Precisa ter movimentação no terminal que justifique a instalação de um terminal fixo. A empresa diz que os locais de atendimento são determinados a partir de uma avaliação da necessidade da população em razão da temporada de férias, cidades pequenas com poucas opções de atendimento financeiro ou locais que necessitam de atendimento emergencial.

“Se o equipamento registrar o volume mínimo de transações necessário para garantir a viabilidade técnica e financeira, a instalação de um caixa eletrônico físico passa a ser negociada na região”, diz Ribeiro.

Os caixas eletrônicos multibanco possuem mais de 90 possibilidades de transações, inclusive recarga de telefones e TVs, depósito de dinheiro e opções sem cartão. São mais de 150 instituições financeiras conectadas em um único ponto de atendimento.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).