Por Katya Golubkova

MOSCOU (Reuters) – O segundo maior banco da Rússia, VTB, continuará sendo o acionista controlador da empresa de grãos Demetra por pelo menos mais três anos e pode então considerar a possibilidade de lançar um IPO da companhia, disse o presidente-executivo Andrey Kostin à Reuters.

O banco controlado pelo Estado se tornou o maior operador da infraestrutura de exportação de grãos da Rússia e um importante comerciante de grãos após uma série de aquisições nos últimos anos. Afirmou em 2019 que planejava expandir ainda mais seus negócios de grãos e depois sair.

Assim que o estágio de desenvolvimento estiver concluído, o VTB pode considerar várias opções para vender sua participação, incluindo uma oferta pública inicial de ações da Demetra, disse seu CEO.

“Acredito que levaremos três anos, pelo menos, antes de criarmos um valor que tenhamos interesse em vender. Eventualmente, talvez façamos um IPO, mas não agora –ainda há muito trabalho a ser feito”, declarou Kostin em entrevista concedida para publicação nesta segunda-feira.

A Demetra, controlada pelo VTB, detém participações em vários terminais russos de exportação de grãos do Mar Negro e na maior proprietária de vagões ferroviários da Rússia, Rustranscom. É também a terceira maior exportadora de trigo da Rússia, abastecendo a Argélia, entre outros mercados.

“Temos pelo menos mais três projetos (na Demetra) para expandir a existente ou construir uma nova capacidade portuária, para desenvolver outra logística, desenvolvimento digital”, disse Kostin.

A atual estrutura acionária da Demetra, na qual o VTB possui o controle acionário e dois investidores russos –Agronova e Marathon– compartilham o restante, é estável. O VTB está bem com isso, disse o CEO.

No entanto, uma boa oferta de um fundo estrangeiro ou de um investidor em carteira ainda pode ser considerada, acrescentou.

(Reportagem de Katya Golubkova)

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).