O Banco do Brasil vai economizar R$ 783 milhões por ano com a demissão voluntária de 5.533 funcionários, validada no começo deste ano. Segundo a instituição, 75% deles estavam próximos da idade de aposentadoria.

De dezembro de 2019 até o começo deste ano, foram demitidos 7.050 funcionários – 5.533 no plano voluntário e 1.517 por aposentadorias ou desligamentos tradicionais. O quadro de funcionários passou de 93.190 para 86.140.

A expectativa do banco é de que, até 2025, economize R$ 2,9 bilhões com as demissões.

Fechamento de agências

O presidente do BB, André Brandão, afirma que os clientes não serão desassistidos com os programas de redução de agências. “Eu queria deixar muito claro que o Banco do Brasil de forma alguma quer desassistir os clientes. Pelo contrário, queremos sempre mais clientes”, afirmou Brandão.

A instituição anunciou o fechamento de 361 unidades no primeiro semestre deste ano, 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento. Segundo Brandão, apesar do fechamento destas unidades, outras vão ser criadas ao longo do ano. Hoje, existem 18.300 pontos de atendimento entre rede própria e correspondentes bancários e, após a reformulação proposta pelo banco, serão 18.400 pontos.

Algumas das mudanças anunciadas nesta sexta-feira (12) foram a criação de 46 escritórios regionais para atender clientes investidores, 18 agências especializadas no agronegócio e 16 escritórios no modelo “Digital Leve”, focado no atendimento dos clientes com alta maturidade digital.

O BB diz que a reorganização institucional vai gerar economia de R$ 982 milhões por ano. Brandão também disse que o número de municípios atendidos pela instituição vai permanecer em 4.883.

Digitalização

O BB diz que as mudanças na estrutura bancária estão acontecendo pela crescente digitalização. Em dezembro de 2020, 86,5% das transações foram feitas por plataformas digitais, o banco tem 21,2 milhões de clientes ativos nos canais digitais e 6,8 milhões que são nativos digitais, ou seja, que começaram o relacionamento com o banco pelo online.

O banco espera atingir a marca de 17 milhões de clientes com maturidade digital até 2025.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).