O conceito de loja física está mudando. Com mais de 1.000 unidades pelo país, a Casas Bahia inaugura hoje a megaloja da marginal Tietê, na zone oeste de São Paulo. Com mais de 9.000 metros quadrados, a megaloja será diferente de todas as outras que a rede tem.

“Aqui será um grande laboratório de experimentação das novidades que vamos testar antes de levar para as outras lojas”, diz o CEO da Via, Roberto Fulcherberguer.

Para começar, a megaloja não venderá apenas produtos do estoque da Casas Bahia. Pelo menos 14 marcas parceiras comercializarão seus itens na megaloja, caso do e-commerce de vinhos Wine, que terá um bar no local. Ela também terá produtos vendidos pelos sellers do marketplace.

Mas o grande diferencial da megaloja é que ela reunirá em um único lugar a experiência de compras com a de entretenimento. Os clientes poderão experimentar, testar e degustar produtos que serão expostos pelas marcas e empresas parceiras. Será uma mistura de loja de departamento com a gama de opções de um shopping.

Quer alguns exemplos? O cliente poderá assistir a uma aula de um chef renomado em uma cozinha gourmet assinada pela Whirlpool. Ou desafiar os amigos em uma partida na arena gamer criada pela DBG. Se preferir, poderá assistir a um filme na mini sala de cinema criada pela LG. Outra opção será mudar os cabelos com profissionais do Studio Soneda ou tomar um vinho no Wine Bar ou um café na Casa Bauducco.

Clientes poderão testar bikes e patinetes nesse circuito/Fabiana Futema

As crianças ainda poderão se divertir em uma instalação criada para elas com tobogã e espaço para brincar, além de pista para testar bikes e patinetes. Pais de pet serão bem-vindos: a loja é pet friendly.

Outra novidade é que a loja terá um time de personal techs para dar apoio e assistência aos clientes que buscam novidades em tecnologia. Esses funcionários não são vendedores, eles vão ajudar os clientes a configurar os equipamentos comprados na loja, além de dar informações sobre produtos.

Na Black Friday, a megaloja ficará aberta 24 horas, do dia 25 para 26 de novembro.

Wine bar da Wine que fica dentro da megaloja Casas Bahia/Crédito: Divulgação

Tecnologia

Na hora de pagar, os clientes não precisam pegar filas. Em vez de ir para o caixa, será possível fazer pagamentos com funcionários que estarão circulando pela megaloja com maquininhas e smartphones.

A megaloja também testará os limites da omnicanalidade (união das vendas físicas com as digitais). O cliente que comprar pelo site terá duas opções de retirada: dentro da loja ou no estacionamento, pelo sistema drive thru.

“A gente olha para as lojas como grande centro de relacionamento com o consumidor. Ela é cada vez mais importante ter esse ponto de apoio para agilidade e redução de custo para a venda online. A loja é importante para fazer a retirada do item do 1P ou 3P, é importante para ter nossos vendedores se relacionando com consumidores. A loja acelera nosso negócio online e facilita a logística”, disse o CEO da Via, Roberto Fulcherberguer, em conferência com analistas na semana passada.

 

Espaço kids da megaloja da Casas Bahia/Crédito: Fabiana Futema

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).