Caiu o número de brasileiros que avaliam o governo do presidente Jair Bolsonaro como bom ou ótimo. Em dezembro, 35% aprovavam a administração. Agora, são 32%, revelou nova pesquisa realizada pela XP/Ipespe. A perspectiva para melhora do governo também recuou, de 43% no mês anterior para 40% em janeiro. Os dois movimentos para baixo aconteceram dentro da margem de erro do levantamento.

Veja abaixo os destaques da pesquisa sobre as percepções diante da política, a confiança nas instituições e a conjuntura econômica do país:

  • 32% acham o governo de Bolsonaro ótimo ou bom
  • 39% consideram a gestão ruim – o percentual tem se mantido estável desde outubro do ano passado
  • 40% acham que o governo vai melhorar, ante 46% que compartilhavam a opinião em novembro de 2019
  • 9% fazem boa avaliação do Congresso – em setembro, às vésperas da reforma da Previdência, o número era de 16%
  • 45% acham o Congresso ruim, mesmo cenário de julho de 2019
  • 89% dos entrevistados não confiam nas instituições

O que pensam sobre o combate à corrupção, bandeira de Bolsonaro? Para 32%, a corrupção tem aumentado muito. É o maior número desde novembro de 2018. Aqueles que acreditam que a corrupção vá diminuir são 30% dos entrevistados. Em dezembro, eles eram 34%.

Bolsonaro e Trump: O governo Bolsonaro tem como uma de suas premissas na política externa o alinhamento ao governo do presidente norte-americano, Donald Trump. No entanto, para 55% da população, esse apoio pode trazer consequências negativas. E só 32% acreditam nos efeitos positivos.

Sobre a pesquisa: Foram realizadas 1 mil entrevistas entre 13 e 15 de janeiro de 2020, em todas as regiões do país. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu WhatsApp? É só entrar no grupo pelo link: https://6minutos.uol.com.br/whatsapp.