NOVA YORK (Reuters) – Os contratos futuros do açúcar bruto e do café arábica fecharam em baixa nesta segunda-feira na ICE, com os mercados se consolidando após uma recente alta das duas commodities.

O mercado de Londres para o açúcar branco e café robusta fechou devido a um feriado bancário.

AÇÚCAR

* O contrato julho do açúcar bruto teve queda de 0,25 centavo, ou 1,5%, a 16,73 centavos a libra-peso.

* A entrega física do açúcar frente ao vencimento do contrato maio alcançou 11.351 lotes, ou 516.660 toneladas, com os principais portos de entrega sendo Santos e Paranaguá, disse a ICE na segunda-feira.

* A corretora Marex Spectron vê um piso sólido em 16 centavos para o açúcar, um nível em que exportadores indianos iriam parar e brasileiros iriam considerar fazer menos açúcar. Ela vê um “frágil” teto em 18 centavos, com o mercado limitado a ofertar mais açúcar.

* Duas consultorias, a StoneX e a JOB, liberaram novas estimativas na segunda-feira, vendo uma menor queda na safra de cana do Brasil, mas projetando uma redução não tão ampla na produção de açúcar.

CAFÉ

* O contrato julho do café arábica fechou em baixa de 1,2 centavo, ou 0,8%, a 1,4025 dólar por libra-peso, após pico desde fevereiro de 2017, de 1,4765 dólar, na semana passada.

* Operadores disseram que o mercado aparentou estar sobrecomprado após a alta recente, o que levou alguns investidores a realizar lucros.

* Eles acrescentaram que o mercado tem um suporte forte em níveis atuais, devido a aproximação do inverno no Brasil, e qualquer geada forte pode ser desastrosa para um mercado que já está apertado.

* Corretores brasileiros afirmaram que o mercado físico tem sido relativamente ativo após a alta recente, e os preços na moeda local continuam muito atraentes e a caminho do “número mágico” de mil reais para cada saco de 60 quilos, considerando prêmios para certificados ou grãos “cereja”.

(Reportagem de Marcelo Teixeira)

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).