Por Shashank Nayar e Ambar Warrick

(Reuters) – As ações europeias reduziram as perdas iniciais nesta segunda-feira com declarações do banco central local diminuindo os rendimentos do Tesouro, embora as projeções de inflação mais elevada e de realização de lucros em ações de tecnologia tenham pressionado o índice de referência para baixo.

O índice pan-europeu STOXX 600 caiu 0,4% depois de chegar a recuar até 1% mais cedo, com as quedas das empresas de tecnologia e das ações de varejo. Um recente aumento nos rendimentos dos títulos de dívida soberana – com base no aumento das expectativas de inflação – pesou sobre os ativos de risco, uma vez que yields mais elevados oferecem retornos mais seguros. No entanto, os rendimentos da zona do euro recuaram nesta segunda-feira depois de a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmar que a autoridade monetária está monitorando de perto o aumento dos custos dos empréstimos, o que pode apontar para uma futura intervenção do banco nos mercados de dívida. A atual trajetória de alta nos rendimentos dos títulos pode levar a uma pressão adicional sobre as ações, disse o estrategista do SocGen Roland Kaloyan. Os mercados locais viveram um rali após as mínimas alcançadas no ano passado em razão da pandemia. Mas, ao contrário de seus pares do outro lado do Atlântico, eles ainda não atingiram os níveis pré-pandemia devido a preocupações com uma recuperação econômica estagnada, bem como com a distribuição lenta de vacinas.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,18%, a 6.612,24 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,31%, a 13.950,04 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,11%, a 5.767,44 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,55%, a 23.009,18 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,48%, a 8.112,20 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,91%, a 4.774,28 pontos.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).