Por Carolina Mandl e Tatiana Bautzer

SÃO PAULO (Reuters) – A ação da resseguradora IRB Brasil subiu até 17% na Bovespa nesta quinta-feira, com investidores imitando o movimento que deu impulso aos papéis da GameStop, de pressionar vendedores a descoberto.

A gestora Squadra descobriu no ano passado irregularidades contábeis no IRB, forçando uma reformulação da gestão, num caso raro na bolsa paulista de um vendedor a descoberto visando uma empresa específica. A resseguradora está processando ex-administradores.

Em um grupo do Facebook chamado “IRBR3 Forum Investing” com 8.300 membros, investidores vêm discutindo seus movimentos e mostram as corretoras que estão comprando as ações, com um convite aberto a outras pessoas para ingressarem nos grupos WhatsApp e Telegram para aprofundar a discussão estratégica.

Nas mensagens, eles dizem que sua intenção é imitar os investidores de varejo dos EUA, usando derivativos e coordenando a compra em fóruns de mídia social que geraram altas em ações como a da GameStop.

Não ficou claro, porém, quando o grupo se formou e se seus membros também usam opções para apostar na resseguradora, que no início de janeiro disse que estava contratando uma consultoria para ajudá-la a planejar uma reforma estratégica.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) disse em um e-mail à Reuters que irá analisar a alta das ações.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).