A maioria dos brasileiros (77%) testou alguma nova forma de pagamento no último ano, segundo uma pesquisa da Mastercard divulgada nesta sexta-feira (14).

Por causa da pandemia e do surgimento de novos meios de pagamentos, 83% dos entrevistados disseram que estão mais abertos hoje para usar novos serviços do que estavam há um ano.

Nos últimos 12 meses, mais de 30% dos consumidores fizeram compras online e retiraram os pedidos pessoalmente pela primeira vez e 29% testaram comprar algo por aplicativos de redes sociais, como Instagram ou Facebook.

Os pagamentos por aproximação estão crescendo e a pesquisa mostra que, dos entrevistados que já usavam a tecnologia, 60% afirmam que estão usando o método com mais frequência no último ano. O mesmo acontece com quem já usava o QR Code como forma de pagamento.

E as compras em dinheiro? Ficaram em segundo plano – 51% estão fazendo menos pagamentos em dinheiro.

“A transformação digital tornou-se um imperativo e isso acelerou as exigências da sociedade. Hoje, para oferecer a escolha e a flexibilidade que os consumidores precisam – e esperam – os comerciantes e varejistas precisam oferecer uma ampla gama de soluções de pagamento que sejam simples, rápidas e seguras. Conforme olhamos para o futuro, precisamos continuar a habilitar todas as opções, tanto na loja física quanto online, para fazer com que a economia digital funcione para todos”, afirma Estanislau Bassols, Gerente Geral da Mastercard.

Quais hábitos foram impulsionados pela pandemia? Cerca de 60% dos entrevistados revelaram que estão usando aplicativos de delivery de comida com mais frequência, enquanto 59% estão comprando mais por meio de marketplaces online e 57% realizaram mais compras em lojas online no último ano.

Como a pesquisa foi realizada? Foram feitas 15.569 entrevistas com consumidores de 18 países, sendo 1.002 no Brasil. O estudo foi feito por Harris Polling e Mastercard Global Foresights, Insights and Analytics entre os dias 26 de fevereiro e 10 de março deste ano.

 

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).