Um dos setores mais afetados pela pandemia, o turismo começa a se recuperar.  Segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira (11) pelo IBGE, as atividades turísticas tiveram expansão de 7,1% em outubro, na comparação com setembro. Trata-se da sexta taxa positiva seguida. Em seis meses, o setor já avançou 102,6%.

Apesar da boa notícia, o cenário ainda é difícil para o setor. As atividades relacionadas relacionadas ao turismo ainda precisam crescer 54,7% para retornar ao patamar de fevereiro, último mês antes do início do surte de covid-19.

Por medirem os resultados de outubro, os dados do IBGE não capturam os efeitos da segunda onda de infecção do coronavírus no país, que se acentuou nas últimas semanas.

Alguns segmentos de serviços que se relacionam diretamente com o turismo também pegaram carona na reabertura da economia em outubro. A categoria Alojamento e alimentação teve alta de 6,4%, e Transporte aéreo avançou 0,7%. As duas atividades seguem com resultados negativos no ano: -39,2% e -37,6%, respectivamente.

O setor de serviços no Brasil cresceu 1,7% em outubro, o quinto resultado positivo consecutivo, acumulando ganho de 15,8% nesse período.

.

 

 

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).