A fase final da atual temporada da NFL (a liga profissional de futebol americano) começa neste sábado (dia 4) com dois jogos. E a conclusão da temporada regular, com 16 jogos para cada uma das 32 equipes da liga, comprovou uma máxima do esporte: dinheiro importa na hora de montar um bom elenco, mas não é garantia de sucesso.

Como assim? Qual a relação entre dinheiro e desempenho? Das 12 equipes que avançaram aos playoffs — nome dado à fase final –, apenas seis estão entre as 12 com a maior folha salarial na temporada atual: San Francisco 49ers (que teve a segunda melhor campanha no geral e a melhor na Conferência Nacional), Tennessee Titans, New England Patriots (o atual campeão da NFL), Houston Texans, Green Pay Packers e Minnesota Vikings.

Dona da mais baixa folha salarial na atual temporada, o Kansas City Chiefs obteve a segunda melhor campanha da Conferência Americana e a quinta melhor no geral.

Na outra ponta, o Cleveland Brown e o Pittsburgh Steelers, que tiveram respectivamente a segunda e a terceira maiores folhas salariais da temporada, não conseguiram sequer se classificar para os playoffs.

Os dados sobre a folha salarial são do site especializado Spotrack.

Veja abaixo qual a posição no ranking da folha salarial dos 12 times nos playoffs:

EquipeCampanhaPosição no ranking da folha salarial
Baltimore Ravens14 vitórias e 2 derrotas16º
San Francisco 49ers13 vitórias e 3 derrotas
Green Bay Packers13 vitórias e 3 derrotas10º
New Orleans Saints13 vitórias e 3 derrotas14º
Kansas City Chiefs12 vitórias e 4 derrotas32º
New England Patriots12 vitórias e 4 derrotas
Seattle Seahawks11 vitórias e 5 derrotas15º
Houston Texans10 vitórias e 6 derrotas
Buffalo Bills10 vitórias e 6 derrotas29º
Minnesota Vikings10 vitórias e 6 derrotas11º
Philadelphia Eagles9 vitórias e 7 derrotas31º
Tennessee Titans9 vitórias e 7 derrotas

Quais as partidas que abrem os playoffs? No sábado, às 18h35 (horário de Brasília), o Houston Texans joga em casa contra o Buffalo Bills; às 22h15, será a vez do New England Patriots, do astro Tom Brady, receber o Tennessee Titans.

No domingo (dia 5), o New Orleans Saints recebe o Minnesota Vikings às 15h05; às 18h40, o Philadelphia Eagles, campeão há dois anos, enfrenta em casa o Seattle Seahawks.

Esses quatro jogos são válidos pela fase de repescagem e são conhecidos como “wild card games”. Os vencedores avançam para as semifinais de cada uma das duas conferências (a Nacional e a Americana), fase na qual enfrentarão as equipes com as melhores campanhas na temporada — no segundo fim de semana de janeiro.

A grande final, que é o Super Bowl, será disputada no dia 2 de fevereiro, em Miami.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).