Durante os dias úteis da semana, a newsletter do 6 Minutos oferece dicas culturais para seus leitores na seção After Market. Além disso, a Marina Rappa, nossa social media, também dá suas indicações em vídeo que publicamos no Instagram e também no YouTube. Para ajudar você a aproveitar o fim de semana, reunimos as melhores opções e vamos organizá-las em algumas categorias. Boa diversão!

ASSISTA

“MEU PAI”
O filme que deu a Anthony Hopkins seu segundo Oscar de Melhor Ator (o primeiro ele recebeu há quase 30 anos, em 1992, com o icônico papel de Hannibal Lecter em “O Silêncio dos Inocentes) traz o ator britânico no papel de um senhor de mais de 80 anos que sofre com as manifestações mais graves e incapacitantes de uma demência que ele resiste a reconhecer. O desenrolar da história é basicamente a resistência de Anthony (também o nome do personagem, que não tem sobrenome) em aceitar a decisão da filha Anne (vivida pela ótima Olivia Colman na maior parte do tempo) em colocá-lo em uma clínica para idosos. A maneira como Hopkins consegue mostrar o sofrimento de quem está vendo as memórias serem destruídas e como vivenciar essas lembranças para alguém que percebe estar se apagando fazem com que esse seja um dos melhores papéis de sua extensa carreira. O longa já pode ser alugado (ou comprado) em diversos streamings, como Google Play Filmes, Net Now e Youtube (os preços começam em R$ 29,90 e variam de serviço para serviço). Para quem quiser arriscar assistir à produção na telona, o filme está em cartaz em alguns cinemas brasileiros. Cheque a programação de sua cidade.

PROFESSOR POLVO
O vencedor do Oscar 2021 na categoria documentário está na Netflix. O filme é protagonizado pelo cineasta Craig Foster que, em um momento difícil, resolve voltar à costa sul-africana onde passou sua infância. Durante um mergulho, ele se impressiona com a habilidade de um polvo para se camuflar e capturar suas presas. Craig então resolve gravar diariamente as ações do animal e, com esse hábito, começa a enxergar a vida de uma forma diferente.

BRAZIL COM Z
Se você é fã do clássico literário “1984”, de George Orwell, com certeza também vai gostar dessa dica. O filme “Brazil: O Outro Lado do Sonho”, de 1985, está disponível na plataforma de streaming MUBI e usa a comédia para provocar reflexões sobre a autocensura em sociedades autoritárias. Dirigido por Terry Gilliam, integrante do grupo Monty Python, o longa conta ainda com as grandes atuações de Jonathan Pryce e Robert De Niro. E, apesar do nome, vale o alerta: o filme não tem nada a ver com o nosso país.

PÉROLAS ESCONDIDAS
A série da La Trêve é uma dessas pérolas escondidas no catálogo da Netflix. Ela acompanha o retorno do policial Yoann Peeters para sua pequena cidade natal, na Bélgica. Enquanto tenta descobrir quem matou um jogador do time local, Peeters vai descobrindo os segredos do vilarejo. Ele acaba sem tempo para perceber que a filha adolescente Camille está tomando decisões erradas.

SOMBRA E OSSOS
Para os amantes de Game of Thrones e Harry Potter, a dica é maratonar Sombra e Ossos, série que estreou neste mês na plataforma de streaming Netflix. A produção faz uma adaptação de um best-seller escrito por Leigh Bardugo, que é sucesso entre o público jovem. A trama conta a história dos grishas, pessoas com habilidades mágicas capazes de invocar elementos da natureza e curar ferimentos. Na primeira temporada, é contata a história de Alina Starkov, que é cartógrafa do exército da região leste de Ravka, um país separado ao meio por uma escuridão chamada de Dobra.

ODIOU, MAS ESTÁ PAGANDO PENITÊNCIA?
A série “Quem Matou Sara” insiste em aparecer na lista top 10 da Netflix – 55 milhões de pessoas assistiram à primeira temporada. O sucesso foi tanto que a segunda temporada já tem data de estreia: 19 de maio. Agora, o mistério é tentar descobrir se Sara era uma psicopata assassina. Se você não gostou da primeira temporada, mas é insistente (ou gosta se sofrer), dê uma espiada no trailer que foi divulgado nesta semana.

“GODZILLA vs. KONG”
Os cinemas reabriram nesta semana em São Paulo, e para quem vai voltar a frequentar a telona, com todos os cuidados sanitários que o momento exige, uma boa opção é assistir o filme Godzilla vs. Kong. A produção se passa em um mundo onde monstros andam pela terra. O grande confronto será entre Godzilla e King Kong, que se enfrentarão em uma batalha épica que definirá o destino da humanidade.

DANÇA EM CASA
Essa é para você que ainda não está saindo de casa e curte espetáculos de dança. A Cia. Corpos Nômades apresenta o espetáculo O Especulador de Olhos Invisíveis de Carne, que aborda a sensação de sufocamento das grandes cidades pela especulação imobiliária. Nesta sexta, sábado e domingo (dias 30/4, 1 e 2/5), a peça será transmitida gratuitamente pelo Facebook do Teatro Alfredo Mesquita.

GUIA PARA DORMIR MELHOR
Uma nova série do app de meditação Headspace acaba de entrar para o catálogo brasileiro da Netflix. Desta vez, os episódios esclarecem mitos sobre o sono, trazem dicas para quem tem dificuldade para dormir e pequenas práticas guiadas de relaxamento.

VISITE (PRESENCIALMENTE)

PARA SAIR DE CASA
Se você quer aproveitar a reabertura dos museus para sair de casa, uma boa pedida pode ser um passeio até o Masp, na avenida Paulista. Às terças, o museu funciona das 11h às 19h, com 25% da capacidade – de quarta a sexta, das 13h às 19h. Ao adquirir um ingresso, o visitante tem direito a visitar todas as exposições em cartaz: “Beatriz Milhazes: Avenida Paulista”, “Degas” e “Acervo em Transformação”. A entrada deve ser agendada, inclusive para os dias gratuitos.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).