Durante os dias úteis da semana, a newsletter do 6 Minutos oferece dicas culturais para seus leitores na seção After Market. Além disso, a Marina Rappa, nossa social media, também dá suas indicações em vídeo que publicamos no Instagram e também no YouTube. Para ajudar você a aproveitar o fim de semana, reunimos as melhores opções e vamos organizá-las em algumas categorias. Boa diversão!

ASSISTA

“ELVIS PRESLEY: THE SEARCHER”
Estreou no início do mês no catálogo da Netflix a série documental de 2018 “Elvis Presley: The Searcher”, que acompanha a vida do rei do rock desde sua infância no sul dos Estados Unidos, em Tupelo, no Mississipi, sua meteórica ascensão à fama, quando misturou suas influências da música negra criando um ritmo único, e sua volta à vida musical depois de cumprir o serviço militar. A produção traz imagens de arquivo e entrevistas que lançam uma nova luz sobre a vida e influências de uma das maiores estreladas da música americana.

ITAÚ CULTURAL PLAY
O Itaú Cultural lançou no último sábado uma plataforma de streaming gratuita que prioriza o cinema nacional. O serviço conta com 135 filmes, entre ficções, documentários, curtas e animações, e que logo na estreia promove duas mostras de grandes nomes da sétima arte brasileira: Glauber Rocha e Luiz Carlos Barreto. Por enquanto, ainda não há um aplicativo da plataforma, que pode ser acessada por online.

“DOM”
Uma das primeiras produções brasileiras da Amazon Prime, a série conta a história de um criminoso que aterrorizou o Rio no início dos anos 2000. Os oito episódios de uma hora mostram quem é Pedro Dom, jovem da zona sul carioca que começa a usar cocaína desde o início da adolescência, que entra para o crime ao lado de seu melhor amigo, cria da favela da Ladeira dos Tabajaras. Dom, vivido por Gabriel Leone, vai ganhando fama e notoriedade com os assaltos aos apartamentos e casas dos milionários cariocas. O seu entorno, como era de se esperar, está cheio de percalços: sua dependência química fez com que a família se desestruturasse entre múltiplas internações em clínicas de combate ao vício e até uma temporada na Febem. Além disso, os problemas de Dom são ainda mais doloridos para seu pai, que desde o início da vida adulta se engajou na então incipiente guerra às drogas e continua lutando contra o tráfico.

“FIRST COW – A PRIMEIRA VACA DA AMÉRICA”
É possível dizer que este filme independente dos EUA foi um dos grandes prejudicados pela paralisia do cinema provocada pelo início da pandemia. Ele vinha ganhando nome em alguns festivais no começo do ano, mas teve sua estreia em circuito comercial adiada diversas vezes. A produção conta a história de um cozinheiro e um imigrante chinês procurado pela justiça que juntam forças para sobreviver na exploração do Velho Oeste –neste caso, o inóspito estado do Oregon na segunda metade dos anos 1800. Dessa união circunstancial, nasce um plano mambembe: roubar a primeira vaca a chegar na região para usar seu leite na fabricação de doces e ganhar o dinheiro que precisam. Além da estreia em circuito comercial, a obra também está em diversos serviços de aluguel de vídeos, como Claro Now, Vivo Play, Oi Play, Apple TV, e YouTube Filmes. Para quem tem mais um pouquinho de paciência, o filme entra no catálogo da plataforma de streaming Mubi em 9 de julho. Assista ao trailer.

“MANHÃS DE SETEMBRO”
Cassandra é uma mulher trans que deixou sua cidade natal para realizar o sonho de se tornar cover da cantora Vanusa. Em São Paulo, ela finalmente vive um momento de estabilidade: tem um apartamento alugado e o amor de Ivaldo. Mas tudo muda quando sua ex-namorada, Leide, reaparece revelando a existência de um filho. A série do Prime Video, protagonizada pela cantora e compositora Liniker, chega ao Brasil e a mais 240 países nesta sexta-feira (25). Karine Telles (Que horas ela volta?), Thomas Aquino (Bacurau) e o ex-Titã Paulo Miklos também compõem o elenco.

“LUCA”
A nova animação da Pixar conta a história do ‘monstrinho marinho’ Luca, que mora com a família no fundo do mar. Seu sonho é conhecer o que existe na superfície, mas sua mãe tenta afastá-lo de todo jeito dos perigos do lado de lá. Até que um dia ele conhece Alberto, outro monstrinho, e os dois vão parar numa vila de pescadores. Isso acontece porque eles ganham a aparência de humanos quando estão secos. Mesmo correndo o risco de serem caçados, Luca e Alberto fazem amigos e vão participar de uma corrida.

A VOZ DAS BELAS
No início da década de 1980, a diretora francesa Delphine Seyrig procurou modelos, atrizes e celebridades para perguntar sobre sexismo e feminismo na indústria cultural. Entre as personalidades ouvidas estão Jane Fonda e Maria Schneider. O resultado é o documentário “Be Pretty and Shut Up!”, um registro histórico importante e surpreendente sobre um movimento que ganhou tração nos últimos anos. Em exibição na plataforma de streaming Mubi.

“AWAKE”
O que aconteceria se ninguém mais conseguisse dormir? O caos se instalaria e as pessoas começariam a surtar. Pois essa é a premissa do filme que está no catálogo da Netflix. Ele conta a história de Jill, uma ex-militar, que tenta escapar desse pesadelo levando os filhos. A menina Matilda, filha da protagonista, vira alvo de lunáticos que descobrem que ela é uma das poucas pessoas do mundo que ainda consegue dormir.

ESCUTE

A BELA VOZ
A cantora Mallu Magalhães interrompeu um hiato de quatro anos e lançou na semana passada seu novo álbum, “Esperança”. Com faixas em português, inglês e espanhol, Mallu apresenta um trabalho solar, que remete a tempos pré-pandêmicos. Para ouvir tomando uma caipirinha na beira da piscina. Nas principais plataformas de streaming de música.

VISITE

CINEMA NA CÁPSULA
Com a pandemia ainda forte, uma opção para ir ao cinema com segurança é o Cine Vista, evento organizado pelo shopping JK Iguatemi que está na sua sétima edição. Entre os dias 4 e 11 de julho, serão instaladas oito cápsulas com capacidade para até seis pessoas em cada, para exibição de filmes premiados e indicados ao Oscar. Os ingressos podem ser comprados com antecedência.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).