Durante os dias úteis da semana, a newsletter do 6 Minutos oferece dicas culturais para seus leitores na seção After Market. Além disso, a Marina Rappa, nossa social media, também dá suas indicações em vídeo que publicamos no Instagram e também no YouTube. Para ajudar você a aproveitar o fim de semana, reunimos as melhores opções e vamos organizá-las em algumas categorias. Boa diversão!

ASSISTA (EM CASA)

VIVO OU MORTO – Ainda com pouca repercussão no Brasil, o serviço de streaming Apple+ tem se destacado pela alta qualidade de suas (poucas) produções. Para quem tem curiosidade de experimentar a plataforma, uma boa desculpa para assinar é a nova temporada de “Servant”, série produzida pelo diretor M. Night Shyamalan, o mesmo de “Sexto Sentido”. A trama se passa quase toda dentro de um apartamento na Filadélfia, onde uma família contrata uma misteriosa babá para ajudar no processo de luto após a morte de seu único filho. Sobrenatural e suspense não faltam. A cada sexta-feira, um novo episódio fica disponível.

CARNAVAL COM BETHÂNIA – Às 22h do dia 13, sábado de Carnaval, Maria Bethânia celebra seus 56 anos de carreira em uma live. O show inédito será transmitido ao vivo e com exclusividade pela Globoplay. Não é assinante? Sem problemas! A transmissão será aberta. Para comemorar com a diva, é só fazer seu cadastro na plataforma.

“A ESCAVAÇÃO” – Um dos filmes mais vistos na Netflix estreou no último dia 29 de janeiro na plataforma de streaming. A produção narra a história de um escavador (Ralph Fiennes) contratado para trabalhar em um terreno de formações misteriosas, local onde descobre um dos tesouros arqueológicos mais importantes do Reino Unido. O filme é dirigido por Simon Stone e é baseado em uma história real.

“CIDADE INVISÍVEL” – A série original brasileira estreou recentemente na Netflix. A produção conta a história de um fiscal ambiental, interpretado por Marco Pigossi, que investiga os motivos da morte de sua mulher – que aparentemente relacionada ao aparecimento de um boto cor-de-rosa em uma praia carioca. Com toque fantasioso e de suspense, a série inclui uma visão moderna de conhecidos personagens do folclore brasileiro, como o boto, o Curupira e a Cuca. Além de Pigossi, a atriz Alessandra Negrini é uma das protagonistas da produção.

“JOSEP” – Em muitos aspectos, a vida do catalão Josep Bartolí supera a arte. Ele escapou da ditadura de Francisco Franco e acabou preso em um campo de refugiados na França. Após uma fuga espetacular, ele emigrou para o México, onde tornou-se amigo de Frida Khalo e Diego Rivera. E, para nossa sorte, cenas dessa saga foram registradas em desenhos que ele acumulou durante a vida, e que posteriormente viraram livro. Essa é a trama da animação francesa que faz parte do My French Film Festival, que vai até 15 de fevereiro e traz, de graça, produções independentes e fora do circuito.

CINE-CATÁSTROFE – Após uma curta temporada nos cinemas, chegou ao Amazon Prime Video o filme-catástrofe “Destruição Final: o Último Refúgio”. A película mostra os esforços de Gerard Butler e da brasileira Morena Baccarin para chegar a um abrigo na Groenlândia antes que um cometa atinja a Terra. Apesar de o tema não ser novo, o filme é competente em manter a tensão e não deve desapontar os fãs do gênero.

“BLISS” – Como saber se o que você está vivendo agora é real ou uma simulação computacional? O filme acaba de entrar para o catálogo do Prime Video, aborda justamente os limites entre a realidade e a tecnologia. A trama gira em torno de Greg (interpretado por Owen Wilson), recém divorciado e recém demitido. Ele conhece a misteriosa Isabel (Salma Hayek), que afirma que eles estão em uma simulação de computador.

VISITE (PRESENCIALMENTE)

“JOHN LENNON EM NOVA YORK POR BOB GRUEN” – Por meio de uma curadoria inédita para o Brasil, assinada pelo jornalista Ricardo Alexandre, a exposição traz fotografias feitas por Bob Gruen, um dos maiores fotógrafos da cena rock’n’roll, que documentam a vida de John Lennon no período em que ele morou na cidade de Nova York. A exposição no Museu da Imagem e do Som (MIS) em São Paulo foi prorrogada até 14 de fevereiro.

LEIA

“ORÇAMENTO SEM FALHAS” – Em seu primeiro livro, a influenciadora digital Nath Finanças dá orientações para quem precisa alcançar uma relação saudável com o dinheiro mesmo ganhando pouco. A obra aborda as principais questões que assolam o bolso do brasileiro para ajudar quem se enrolou nas dívidas ou só vive para pagar boleto. Em uma versão especial de lançamento, o livro conta cartela de adesivos e planner – há também a opção em ebook.

QUADRO A QUADRO – O selo Pipoca e Nanquim tem chamado a atenção do mercado editorial pela proposta ousada: curadoria rigorosa dos títulos, publicação exclusiva de Graphic Novels, acabamento de primeira qualidade e preço, digamos, um tanto salgado. Em resumo, ela publica HQs para ler, gostar e guardar. Pois a editora acaba de lançar o seu primeiro projeto 100% nacional. “Ogiva”, de Bruno Zago & Guilherme Petreca, conta a história de sobrevivência de Pilar e da órfã Sara em um mundo pós-apocalíptico. Feito em preto e branco, o livro aposta nos fãs de quadrinho e de games como “Fallout” e “The Last of Us”.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).