Durante os dias úteis da semana, a newsletter do 6 Minutos oferece dicas culturais para seus leitores na seção After Market. Além disso, a Marina Rappa, nossa social media, também dá suas indicações em vídeo que publicamos no Instagram e também no YouTube. Para ajudar você a aproveitar o fim de semana, reunimos as melhores opções e vamos organizá-las em algumas categorias. Boa diversão!

ASSISTA

“HALSTON”
Estrelada por Ewan McGregor, a série da Netflix conta a história da ascensão e queda do estilista americano Roy Halston. Embora tenha ficado famoso por ter criado o chapéu que Jacqueline Kennedy usou na posse de John Kennedy, ele precisa se reinventar depois que o acessório sai de moda. E ele consegue: primeiro com o vestido-camisa de suede, depois com um desfile apoteótico no Palácio de Versailles. Em troca de muito dinheiro, ele se associa a um grupo empresarial que coloca seu nome em perfume, malas e tapetes. As noitadas regadas a drogas aceleraram sua derrocada. A produção é ideal para maratonar: tem só cinco episódios

“CRUELLA”
Saudades de um super vilão carismático e super star? A melhor opção então é assistir o filme “Cruella”, que estreou ontem nos cinemas e que pode ser conferido também na plataforma de streaming Disney +. Na produção, a famosa vilã dos Dálmatas é interpretada por Emma Stone, na história de Estella, uma mulher inteligente e determinada que quer brilhar com seus designs e chama a atenção de uma baronesa. O relacionamento entre elas dá errado, e faz com que ela vire Curella, uma pessoa má, chique e em busca de vingança. Veja o trailer.

“DA ÁFRICA AOS EUA: UMA JORNADA GASTRONÔMICA”
Estreou na última quarta-feira a série documental que explica as origens da culinária afro-americana, baseada no livro de sucesso da escritora Jessica B. Harris. Nela, o chef e também escritor Stephen Satterfield conduz uma jornada que vai à fonte africana da cultura e da comida, em países como Gana e Benin. Como também mostra, por exemplo, como a culinária texana foi profundamente influenciada pela presença de africanos e seus descendentes, que são a força cultural primordial em muitos dos estados do Sul dos EUA.

“INHOTIM EM CENA”
O encontro de grandes nomes da música brasileira com arte, natureza e arquitetura ganha novos formatos e, desta vez, tem programação totalmente online. A edição 2021 do festival apresenta Arnaldo Antunes, Otto e Pedro Luís em performances exclusivas, dialogando com espaços do museu. Os shows têm início neste sábado e serão exibidos pelo site do Instituto.

“(IN)CONFESSÁVEIS 2”
Para os fãs de teatro, estreia na próxima terça-feira a peça online (In) Confessáveis 2, que traz um elenco de 31 artistas de diferentes estados brasileiros. Em (In) Confessáveis 2, os atores fazem pequenos monólogos, que podem ser verdadeiros ou falsos, e o público é convidado a interagir com a história dando sua opinião. A peça, de Marcelo Varzea, será transmitida pela plataforma Zoom às terças e quartas às 21h. Os ingressos custam a partir de R$ 10, e estão disponíveis no Sympla.

ESCUTE

BOB DYLAN, 80
Único compositor a vencer o Prêmio Nobel de Literatura, Bob Dylan completou 80 anos nesta semana. Autor de clássicos como “Like a Rolling Stone”, “Blowin’ in the Wind” e “Hurricane”, Dylan é daqueles cantores que muita gente conhece, e pouca gente ouve. Apesar disso, sua importância artística é inegável. Ele abriu caminho para dezenas de bandas de folk, rock e blues nas últimas décadas. E, diferentemente de muitos de seus contemporâneos, ele chega à oitava década em plena atividade. Por que não aproveitar o aniversário de Dylan para ouvir o último trabalho original do cantor, o álbum “Rough and Rowdy Ways”, lançado no ano passado?

“ISSO ESTÁ ACONTECENDO”
Esta newsletter já indicou um podcast realizado pelo jornalista Chico Felitti. Foi o “Além do Meme”, que apareceu por aqui em setembro do ano passado. Em sua nova iniciativa, dessa vez ligada ao “Fantástico”, da TV Globo, Felitti vai atrás de fatos, tendências e personagens que estão em evidência para explicá-los com a ajuda de quem participa diretamente deles e também do que há por trás, nos bastidores. Os quatro primeiros episódios da primeira temporada já estão no ar e tratam de assuntos que vão dos números bilionários das votações de eliminação do “Big Brother Brasil” ao crescimento do mercado místico impulsionado pela busca espiritual de adolescentes e jovens adultos.

VISITE (PRESENCIALMENTE)

PARQUE DAS BICICLETAS
Procura um passeio a céu aberto para fazer com a criançada? Aproveite um dia de temperatura amena para conhecer o Parque das Bicicletas, localizado em Moema, zona sul de São Paulo. O local possui ciclovia, área para patins, skate, patinete e pista de caminhada. Não há lanchonetes lá dentro e há restrições para a entrada de animais.

LEIA

“TIJUCANISMOS”
Apresentar Edu Goldenberg como um advogado ou mesmo como um servidor da Prefeitura do Rio é limitar bastante uma figura que desafia definições fáceis. Caso ele fosse instado a se descrever, possivelmente se diria o melhor amigo do saudoso Aldir Blanc, afilhado de Beth Carvalho e seguidor apaixonado de Brizola (que foi homenageado no nome de seu filho, Leonel). Mas antes de mais nada, Edu sempre se identifica como tijucano. É da paixão pelo bairro da zona Norte do Rio, onde nasceu, cresceu e mora até hoje, que brotou o mais novo livro de Goldenberg. Nele, usa o bairro e suas instituições mais veneráveis, como os butiquins extraordinários, as barbearias e os armazéns, o Maracanã e as praças, como pano das crônicas que retratam suas memórias familiares. Quem conhece sua newsletter pode imaginar bem o teor do livro, cheio de um venerável saudosismo e muita luta para manter vivo um Rio de Janeiro além das paisagens idílicas e dos belos corpos praianos da zona Sul carioca. Afinal de contas, como diz Edu: “A Tijuca é, e basta!”. “Tijucanismos” pode ser comprado diretamente no site da Mórula, editora que publicou a obra.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).