Durante os dias úteis da semana, a newsletter do 6 Minutos oferece dicas culturais para seus leitores na seção After Market. Além disso, a Marina Rappa, nossa social media, também dá suas indicações em vídeo que publicamos no Instagram e também no YouTube. Para ajudar você a aproveitar o fim de semana, reunimos as melhores opções e vamos organizá-las em algumas categorias. Boa diversão!

ASSISTA (EM CASA)

“A SENTINELA” – O filme é a nova aposta de ação da Netflix. Com direção de Julien Leclerq (de Gibraltar e Carga Bruta), a trama conta a história da soldado francesa Klara. Ao voltar para a França depois de uma missão traumatizante na Síria, ela descobre que a irmã caçula foi agredida e estuprada. Sua busca pelos agressores chega ao nome de um jovem milionário russo, que ela passará a caçar com todas as habilidades que aprendeu no Exército. Thriller de vingança dos bons, que prende do começo ao fim, mérito também da presença de Olga Kurylenko (que já apareceu em “007”) no papel da protagonista.

“UM PRÍNCIPE EM NOVA YORK 2” – Os críticos pegaram pesado com a continuação dessa comédia dos anos 80. Os mais bonzinhos disseram que a produção é mais boba que o original. Mas como a ordem é ficar em casa, não custa nada tentar achar graça até nas coisas bobas. Nessa continuação, disponível desde sexta na Amazon Prime Video, o príncipe Akeem (Eddie Murphy) retorna para Nova York em busca de seu filho perdido. O herdeiro Lavelle Junson (Jermaine Fowler) será treinado para, um dia, subir ao trono de Zamunda, país fictício da África.

“SMALL AXE” – Atenção: esta não é uma série tradicional. Trata-se de uma coletânea de cinco episódios (ou filmes, como preferir) independentes que retratam a vida e as dificuldades de imigrantes das Índias Ocidentais em Londres entre os anos 1960 e 1980. Escrita e dirigida por Steve McQueen, primeiro diretor negro a vencer o Oscar, a série rendeu o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante para John Boyega. E uma curiosidade. O nome “Small Axe” vem da música de mesmo nome, gravada por Bob Marley em 1973.

“HINTERLAND” – Esta é uma série que já está há tempos na Netflix, mas fica um pouco escondida no catálogo. Se você ainda não viu, é uma ótima dica para quem gosta de tramas policiais com reviravoltas e análises psicológicas profundas. Os episódios acompanham o detetive Tom Mathias, que troca Londres pelo cenário rústico do interior do País de Gales, onde precisa resolver uma série de casos complexos e macabros. Cada episódio tem duração de um filme, o que permite mergulhar em detalhes na personalidade dos policiais e dos envolvidos nos crimes.

“GINNY & GEORGIA” – Fãs de Gilmore Girls vão encontrar muitas semelhanças entre as duas séries que estão na Netflix. Enquanto Ginny é a adolescente certinha, Georgia é a mãe destrambelhada que os outros adolescentes adoram idolatrar, menos a filha (lógico). Mas por trás da mãe cabeça fria há um passado obscuro.

“COCÔ DE PASSARINHO” – Inspirada na obra homônima da escritora e ilustradora Eva Furnari, a peça infantil se passa em uma vila habitada por moradores muito rabugentos que se encontram todos dias na praça, mas não tem muito o que falar. Suas vidas monótonas são transformadas por um problema que enfrentam todos os dias: o cocô dos passarinhos. A montagem da Cia Noz de Teatro está em cartaz gratuitamente a partir de 20 de março, às 14h, no canal de Youtube do grupo.

ESCUTE (DE CASA)

“RENEGADES: BORN IN THE USA” – O cantor Bruce Springsteen (também conhecido como The Boss) e o ex-presidente dos EUA Barack Obama acabam de lançar um podcast. Dois dos seis episódios previstos para a primeira temporada já estão disponíveis no Spotify. Bons de papo, Bruce e Barack conversam sobre a divisão política dos EUA, paternidade, questões raciais e o que mais der na telha. Imperdível.

“AFETOS” – A Casa Natura Musical retoma suas lives semanais com este projeto, que traz várias mulheres para um bate-papo de camarim íntimo e acolhedor sobre as vivências femininas. Nesta quinta, a conversa acontece com Raquel Virgínia, do grupo As Baías, e a percussionista Silvanny Sivuca, que integra as bandas de Emicida e Fióti. Na próxima semana será a vez da cantora Fafá de Belém e sua filha Mariana Belém. Acompanhe pelo Instagram @casanaturamusical, às 19h das quintas-feiras.

COMA (EM CASA)

SANDUBAS COSMOPOLITAS – A principal novidade que a pandemia trouxe à cena gastronômica são as dark kitchens, que trabalham apenas com pedidos para viagem. Uma das últimas estreias nesse formato é o Quimera Sandwich & Co., que despacha sanduíches com um pé na culinária de vários países. A modinha dos baos asiáticos desembarca ali com recheio de sobrecoxa de frango desfiada, cole slaw e molho agridoce. Tem também um uruguaio choripán (com chimichurri e um inesperado toque de kimchii), Croque-Señor (versão do clássico misto quente gratinado francês, mas com uma carnita de porco bem mexicana no lugar do presunto) e o não menos criativo Meatball-Banh. É um americaníssimo sanduíche de almôndegas de carne, mas com acabamento de banh-mí vietnamita: leva picles de cebola-roxa, molho picante, maionese, coentro e amendoim. Preços entre R$ 27 e R$ 35 e entregas nas regiões de Pinheiros, Jardins, Itaim, Vila Madalena e Butantã, exclusivamente pelo Rappi.

LEIA (EM CASA)

“ASFIXIA” – A primeira obra literária da jornalista Candice Carvalho Feio foi lançado nesta semana. O livro traz textos e registros fotográficos das duas crises que eclodiram simultaneamente na cidade de Nova York, em 2020: pandemia e protestos antirracistas. Todo o dinheiro arrecadado com as vendas será destinado ao projeto Mães da Favela, da CUFA Nacional.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).