Durante os dias úteis da semana, a newsletter do 6 Minutos oferece dicas culturais para seus leitores na seção After Market. Além disso, a Marina Rappa, nossa social media, também dá suas indicações em vídeo que publicamos no Instagram e também no YouTube. Para ajudar você a aproveitar o fim de semana, reunimos as melhores opções e vamos organizá-las em algumas categorias. Boa diversão!

VISITE (PRESENCIALMENTE)

CENTRO CULTURAL CORREIOS – O espaço reabriu as portas para visitação do público. Para marcar a retomada, o Centro Cultural traz a mostra “A Tempestade”, do artista visual Fábio André Rheinheimer. A exposição é gratuita e a entrada é por ordem de chegada. A mostra fica em cartaz até 22 de janeiro, de segunda a sexta, das 10h às 17h. O centro cultural fica no prédio histórico do Correios, na Praça Pedro Lessa, s/nº, Vale do Anhangabaú, região central de SP. Mais informações pelo site.

PARA SE PROGRAMAR – Na última sexta (4), o Masp (Museu de Arte de São Paulo) abriu exposição exibindo o conjunto completo de esculturas em bronze de Edgar Degas, que não eram exibidas ao público há 14 anos. No total, serão exibidas 76 obras (73 bronzes, dois desenhos e uma pintura). Além das terças-feiras, que historicamente são de entrada gratuita no museu, as quartas também estão com ingresso livre até o fim deste ano. Todas as visitas precisam ser agendadas pelo site.

CAMINHOS BRASIL – JAPÃO – Para celebrar os 125 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão, a Japan House promove neste domingo (6) a ação “Caminhos Brasil-Japão”, a partir das 10h. A caminhada contará com seis diferentes percursos, que sairão de pontos distintos da cidade para mostrar os laços culturais entre os dois países. A rota Artes, por exemplo, sairá do Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera, passará pelo Monumento em Homenagem aos Pioneiros da Imigração Japonesa, pelo Hotel Unique e pela Galeria Joh Mabe. O caminho será acompanhado por Mauro Sousa, filho do cartunista Mauricio de Sousa e pelos artistas Zezão, Gabriel Ribeiro (Gabs) e Catarina Gushiken. Todos os percursos serão transmitidos pelo site da casa.

CAIXA CULTURAL – Quer uma dica de passeio presencial e gratuito? A Caixa Cultural reabriu as portas na última quinta-feira (3) com exposições do acervo próprio, oficinas de educação financeira e de arte-educação. Para visitar as unidades de Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador, é preciso fazer agendamento prévio. O Museu da Caixa, localizado em São Paulo, também será reaberto ao público. As visitas devem ser agendadas pelo e-mail caixaculturalsaopaulo@caixa.gov.br ou pelo telefone (11) 3321-4400.

ASSISTA (EM CASA)

É DIA DE CLÁSSICO, BEBÊ – Se você cresceu nos anos 1980 e 1990, é muito grande a chance de você ter visto “Os Caça-Fantasmas” em algum momento de sua infância ou adolescência. Os três professores universitários de parapsicologia que são demitidos da universidade e se juntam para abrir uma empresa que detecta e captura aparições sobrenaturais em Nova York. O negócio demora a embalar, mas Egon, Ray e Peter caem nas graças dos clientes e até precisam contratar um 4º integrante para a equipe, Winston. Mas as coisas não vão bem na cidade e o grande número de fantasmas que assola a cidade ameaça sair do controle. Será que os quatro caçadores paranormais vão dar conta do recado? Para quem quiser relembrar desse clássico ou apresentar o filme para a criançada, agora fica mais fácil: ele acaba de chegar ao Amazon Prime Vídeo.

AZUL, BRANCO E VERMELHO – Nascido na Varsóvia ocupada pelos nazistas e criado atrás da cortina de ferro, o cineasta polonês Krzysztof Kieslowski chamou a atenção ao lançar nos anos 1980 a série televisiva “Decálogo”, com episódios inspirados nos 10 Mandamentos. Na década seguinte, veio o reconhecimento internacional com a trilogia das cores: “Fraternidade é Vermelha”, “Liberdade é Azul” e “Igualdade é Branca”. Em 1996, após uma curta carreira, o cineasta morreu em decorrência de uma parada cardíaca. Após vários anos com seus principais filmes fora de catálogo, as obras de Kieslowski passam a estar disponíveis para assinantes do Telecine. Vale maratonar.

SHOW NATALINO – No Natal de 2020, sai Roberto Carlos, entra Caetano Veloso. No dia 19 de dezembro (sábado), a partir das 21h, o cantor baiano vai realizar uma live musical natalina. A ação será patrocinada pela N-Ideias, nova empresa do publicitário Nizan Guanaes, e terá transmissão pelo YouTube. Para colocar na agenda.

CURTAS PARA CRIANÇAS – Até 20 de dezembro, o Itaú Cultural apresentará mais uma edição de sua mostra online de cinema infantil, o Cine Curtinhas. Na programação estão sete curtas de animação, realizados com técnicas variadas. Todos os filmes serão disponibilizados no site do instituto e terão interpretação em libras e legendas em português. Veja a lista das animações.

ESCUTE

“HOME” – Com mais de 30 anos de carreira, os escoceses do Teenage Fanclub são cultuados desde o fim dos anos 1980 como compositores de canções que mesclam o rock com um certo apelo pop, um estilo que ficou conhecido como power pop. O auge da banda aconteceu na década de 1990, quando lançaram uma quadra de discos que fez certo sucesso comercial –“Bandwagonesque” (1991), “Thirteen” (1993), “Grand Prix” (1995) e “Songs from Northern Britain” (1997)– e chegaram a abrir shows para o Nirvana e aparecerem em grandes festivais. No entanto, mesmo fora do radar mais óbvio, eles se mantiveram na ativa, gravando discos e tocando para uma pequena e fiel base de fãs pelo mundo. Recentemente, eles anunciaram que “Endless Arcade”, seu 11º álbum de estúdio, será lançado em março de 2021. A boa notícia para quem está esperando a nova obra é que eles já lançaram como single uma das músicas desse disco. “Home” pode ser ouvida em plataformas de streaming como o Spotify e faz jus à tradição da banda: uma delícia de melodia embalada por guitarras e vozes dobradas.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).