Durante os dias úteis da semana, a newsletter do 6 Minutos oferece dicas culturais para seus leitores na seção After Market. Além disso, a Marina Rappa, nossa social media, também dá suas indicações em vídeo que publicamos no Instagram e também no YouTube. Para ajudar você a aproveitar o fim de semana, reunimos as melhores opções e vamos organizá-las em algumas categorias. Boa diversão!

ASSISTA

“MULHER-MARAVILHA 1984” – A grande estreia dos “filmes de herói” de 2020 cabe… à maior das heroínas. A continuação da atual saga da Mulher-Maravilha, iniciada com o filme de 2017, agora sai da Primeira Guerra Mundial e vai para os anos 1980. A manutenção da parceria entre a estrela Gal Gadot e a diretora Patty Jenkins é um dos grandes acertos desta produção da DC, que chega aos cinemas nesta quinta. E nada de spoilers para você, querido leitor. Só adiantamos que é uma trama em uma realidade muito mais próxima à nossa e que finalmente Diana terá antagonistas à sua altura, uma das maiores falhas do 1º longa dessa série: a sua colega de laboratório, a gemologista Barbara Ann Minerva (papel de Kristen Wiig), além do astro das vendas pela TV (quer coisa mais anos 1980 que isso?) Maxwell Lord (vivido por Pedro Pascal) darão trabalho à heroína da tiara dourada. Confira a programação dos cinemas da sua cidade, respeite as medidas de segurança e aproveite a tela grande. Assista ao trailer.

“ANITTA, MADE IN HONÓRIO” – A série documental mostra um pouco sobre como era a vida da cantora em Honório Gurgel, bairro em que cresceu no Rio de Janeiro. Dividida em seis episódios, a produção aborda a relação de Anitta com a família, suas decisões empresariais, ensaios, bastidores de shows e suas aventuras internacionais.

“GRIOT – III FESTIVAL DE CINEMA NEGRO CONTEMPORÂNEO” – 100% online e gratuito em razão da pandemia, o festival, que traz um panorama da produção cinematográfica negra, estreou no último dia 11 e vai até este domingo (20) com quase 50 filmes. O evento está dividido em 5 mostras: a Competitiva Nacional, que traz cineastas brasileiros; a Mostra África do Sul, com um recorte que a cada ano percorre um país do continente africano; a Mostra Entre-Mares, trazendo peças de pessoas negras de diáspora; Mostrinha Griot, com filmes para crianças de todas as idades; e o Panorama Aline Motta, com um conjunto das obras dessa cineasta. As produções podem ser assistidas na plataforma Todes Play e a programação pode ser conferida no site oficial.

“O PREÇO DA PERFEIÇÃO” – A série, que acaba de chegar à Netflix, conta a história de Neveah (Kylie Jefferson), uma bailarina que consegue o lugar mais cobiçado da Archer School of Ballet, em Chicago. O que ela não sabe é que só foi convidada porque sua antecessora morreu ao cair de um prédio. Enquanto a polícia investiga se a antiga bailarina principal pulou ou foi empurrada, Neveah mergulha em um mundo de mentiras.

“DUAS POR UMA” – O filme, que está disponível na Netflix, mostra Candy Black (interpretada por Drew Barrymore), uma jovem atriz desiludida com a carreira que é condenada à reabilitação. Ela contrata sua dublê para fazer a reabilitação em seu lugar. O problema é que a substituta se apega demais a viver a vida de Candy.

VISITE (PRESENCIALMENTE)

NATAL NO IBIRAPUERA – Aquela árvore gigantona de Natal não está mais no Ibirapuera neste ano – ela foi transferida para a ponte Estaiada para não tumultuar o trânsito. Mas isso não significa que não tem decoração natalina no principal parque de São Paulo. Agora, são três conjuntos de árvores natalinas expostas ao longo da Avenida Pedro Álvares Cabral até 6 de janeiro de 2021. E o show de luzes e músicas natalinas acontece diariamente, às 19h30. Veja como ficou.

MUSEU CATAVENTO – Para você que busca um passeio legal e econômico para fazer com as crianças, a dica é o Museu Catavento, localizado na região central de São Paulo. Por conta das restrições de circulação impostas pela pandemia, a visitação está acontecendo apenas de quarta a domingo, das 10h às 16h. É preciso agendar a entrada com antecedência pelos telefones (11) 3246-4067 /3246-4140 / 3246-4167. Os ingressos custam de R$ 5 (meia) a R$ 10. Mais informações no site oficial.

EXPOSIÇÕES NO SESC POMPEIA – Saudade de visitar o Sesc Pompeia? A unidade retomou as exposições presenciais com duas mostras de uma vez. “Farsas” reúne obras de artistas brasileiros e portugueses na área de convivência da unidade. Já “Irreparáveis Reparos” ocupa sete salas do galpão com trabalhos inéditos e outras criações do artista franco-argelino Kader Attia. São gratuitas, mas é preciso agendar a visita pelo site.

ESCUTE E VEJA

“WEDNESDAYS” – Até o ano passado, Ryan Adams era quase uma unanimidade no mundo da música. Elogiado pela crítica e admirado por uma legião de fãs, o cantor e compositor viu sua carreira naufragar no início de 2019, quando vítimas trouxeram à público denúncias de abuso sexual cometidas por ele ao longo da carreira. Adams não negou as acusações, suspendeu as apresentações, pediu desculpas e manteve-se distante dos holofotes desde então. Tudo mudou no final de semana, quando Ryan Adams anunciou seu novo álbum, o primeiro desde 2017. A primeira faixa “I am sorry and I love you” dá a tônica do disco, recheado de faixas intimistas. Disponível nas principais plataformas de streaming.

LEIA

SPY VS SPY – De um lado, complexo e sofisticado. De outro, acessível e direto. Adjetivos aparentemente opostos ajudam a descrever a obra do escritor britânico John Le Carré, morto aos 89 anos no domingo. Ele foi um dos mais conhecidos e respeitados romancistas policiais do século 20. Tendo como pano de fundo a Guerra Fria, Le Carré produziu best sellers que se destacavam pela criatividade na construção da trama e que lhe renderam elogios da crítica – ainda que ele não tenha amealhado muitos prêmios literários em sua trajetória. Entre suas obras mais famosas estão “O Espião que Sabia Demais”, “O espião que veio do frio”, “O Alfaiate do Panamá” e “Jardineiro Fiel”, muitas delas com adaptações para o cinema. Seu último livro foi “Agent Running in the field”, publicado no ano passado e ainda sem versão no Brasil. Se você nunca leu John Le Carré, esta é uma boa oportunidade.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).