Durante os dias úteis da semana, a newsletter do 6 Minutos oferece dicas culturais para seus leitores na seção After Market. Para ajudar você a aproveitar o fim de semana, reunimos as melhores opções e vamos organizá-las em algumas categorias. Boa diversão!

ESCUTE

O 6 Minutos fez uma seleção de cinco discos interessantes que foram lançados durante a quarentena. Tomara que você também goste.

Gilberto Gil e Chico Buarque relançam Copo Vazio
Crédito: Reprodução

Copo Vazio (Gilberto Gil e Chico Buarque) – A pandemia tem dessas coisas. Com agendas e compromissos cancelados, sobra mais tempo para parcerias inspiradas como esta. Chico e Gil, donos de vozes modestas e palavras poderosas, se juntam para uma despretensiosa — e ainda sim, bonita — cantiga de otimismo.

 

Flavio Renegado e Elza Soares
Crédito: Reprodução

Negão Negra (Elza Soares e Flávio Renegado) – Não se deixe enganar pela batida agradável e pela voz hipnotizante de Elza Soares. Em versos contundentes, essa diva da música brasileira empunha a bandeira da auto-estima e da valorização da pele negra.

Do What You Can (Bon Jovi) – Jon Bon Jovi junta-se à longa lista de artistas que usaram a pandemia como tema para suas novas composições. A canção recupera todas as fórmulas que consagraram o (quase) sexagenário rockstar: é otimista, animada, certinha, sem correr grandes riscos. Feita sob medida para agradar os fãs do cantor — e só eles.

I Don’t Belong (Fontaine’s DC) – A banda irlandesa Fontaine’s DC tomou de assalto a cena indie no ano passado com o lançamento de “Dogrel”, seu álbum de estreia, considerado o melhor do ano pela BBC. O novo disco, “Television Mind”, sai no dia 30, mas os primeiros singles já começam a pipocar. O favorito do 6 Minutos é I Don’t Belong. Parece Joy Division, mas não é.

Folklore (Taylor Swift) – Sem aviso prévio, Taylor Swift lançou o seu 8º álbum, Folklore. E, mesmo com isolamento social, os recordes começaram a serem quebrados. O álbum tornou-se o maior lançamento de uma cantora na história do Spotify. Folklore é mais maduro e reflexivo que os anteriores, em parte pela parceria com o soturno Aaron Dessner, da banda The National.

ASSISTA

Imagem de divulgação da série “Manifest, O Mistério do Voo 828”
Crédito: Divulgação

UM NOVO LOST?“Manifest, O Mistério do Voo 828”, cuja segunda temporada estreou neste mês no serviço de streaming Globoplay, foi apelidada de “a nova Lost”, em referência à icônica série de ficção científica que conta a história de sobreviventes de um acidente em uma ilha misteriosa.

O 6 Minutos foi conferir e, independentemente de qualquer comparação, se viciou na produção, que narra como os passageiros de um avião que passa por uma forte turbulência desembarcam, depois de três horas, em um mundo onde cinco anos se passaram e eles foram dados como mortos.

PARA FÃS DE SÉRIES POLICIAIS – Se você gosta de histórias reais sobre mafiosos, uma estreia recente na Netflix é um prato cheio. “Nova York Contra a Máfia” é uma série documental que mostra como o domínio das cinco principais famílias mafiosas na cidade –Gambino, Colombo, Bonnano, Lucchese e Genovese– nos anos 1970 e 1980 provocou a ruína desse mesmo sistema. Isso porque uma equipe de agentes do FBI se revoltou com tamanha impunidade e ousou fazer algo que todo nova-iorquino pensava ser impossível: derrubar todas as facções de uma vez.

ENTREVISTA – O rapper Emicida tem se tornado cada vez mais um dos artistas e pensadores mais importantes do Brasil. Seu trabalho mais recente é uma iniciativa multimídia, “AmarElo Prisma”, que reúne seu último disco, “AmarElo”, vídeos no YouTube, podcasts no Spotify e imagens e textos postados no Twitter, Instagram e Facebook. Na última segunda, ele esteve no centro do Roda Viva, o programa de entrevistas mais importante da TV brasileira. Durante pouco mais de uma hora e meia, Emicida falou sobre sua luta contra o racismo, a preocupação com a pandemia de coronavírus e o papel do rap como movimento cultural e político. Para assistir à íntegra, basta ir ao canal da TV Cultura no YouTube.

CONCERTOS OSESP-MASP – A série de concertos Osesp Masp será retomada no dia 5 de agosto, mas com adaptações de segurança. Nesta fase, os concertos ocorrerão no auditório do Masp, sem plateia, e serão transmitidos ao vivo pelas páginas do museu no Facebook e no YouTube. Os vídeos ficarão disponíveis nas redes sociais do Masp depois por tempo ilimitado.

Na apresentação de estreia, o compositor Sérgio Molina vai fazer uma relação entre a obra “Composição (Figura só)”, 1930, de Tarsila do Amaral, com o repertório de Ernst von Dohnanyi, Heitor Villa-Lobos e Benjamin Britten. As composições serão executadas pelo Quarteto Chromos.

VISITE

ZOO SAFARI – Cansou de ficar em casa com as crianças, mas quer manter distanciamento de outras pessoas? Uma opção pode ser o Zoo Safari, que reabriu as portas em São Paulo. É um passeio realizado dentro do carro, somente por você e sua família, com todo mundo mascarado. Antes de entrar no local, o veículo passa por uma solução de hipoclorito de sódio para desinfecção dos pneus.

O passeio funciona assim: você entra numa trilha e vai se deparando com vários animais. Aí é só tirar a foto e torcer para algum dar as caras na janela. Alguns estão soltos, como pavões e macacos. Mas outros estão enjaulados, caso do leão, girafa e suricato. Os ingressos são vendidos na porta: R$ 45 (adulto) e R$ 20 (crianças de 4 a 12 anos e idosos). Mais informações aqui.

VISITE (VIRTUALMENTE)

FESTIVAL DAS ESTRELAS – Realizado desde 1979 no bairro Liberdade, em São Paulo, o Tanabata Matsuri, ou Festival das Estrelas, acontecerá virtualmente neste ano. Neste domingo (2), o maior evento cultural de rua japonês será marcado com uma transmissão ao vivo, com shows de música e dança.

O festival celebra uma história de amor entre a filha de um deus e um pastor. Depois de casados, ambos foram punidos e só podem se encontrar uma vez por ano, nesta época. A transmissão acontece entre 14h e 18h, pelo Facebook e Instagram do evento.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu WhatsApp? É só entrar no grupo pelo link: https://6minutos.uol.com.br/whatsapp.