Durante os dias úteis da semana, a newsletter do 6 Minutos oferece dicas culturais para seus leitores na seção After Market. Além disso, a Marina Rappa, nossa social media, também dá suas indicações em vídeo que publicamos no Instagram e também no YouTube. Para ajudar você a aproveitar o fim de semana, reunimos as melhores opções e vamos organizá-las em algumas categorias. Boa diversão!

ASSISTA (EM CASA)

CINEMA EM CASA (E DE GRAÇA)
O mais antigo festival de cinema de São Paulo chega à sua 47ª edição. A série cinema #EmCasaComSesc exibe, de 14 de abril a 5 de maio, 31 filmes gratuitos. Entre as atrações estão clássicos recentes como “Honeyland”, de Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov, o drama francês “Retrato de Uma Jovem Em Chamas”, de Céline Sciamma, o britânico “Você Não Estava Aqui”, de Ken Loach, e o franco-belga “O Jovem Ahmed”, de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne, entre outros. Confira a programação completa.

CINEMA BRASILEIRO: ANO 2020, 10 OLHARES

Estreou ontem a mostra de cinema brasileiro Cinema Brasileiro: Ano 2010, 10 Olhares, com a exibição de 75 filmes nacionais selecionados por 10 curadores convidados. A programação pode ser conferida no site da mostra até o dia 30 de abril. Os títulos também serão transmitidos de graça na plataforma Belas Artes à La Carte. Entre as produções disponíveis, estão o documentário “Diz a Ela que me Viu Chorar”, o curta “Eu, Travesti” e “Fica mais Escuro antes do Amanhecer”. Veja a programação.

VOCÊ TAMBÉM ESTÁ REFORMANDO?
Home office, jantar fora nem pensar, passar o dia todo de segunda a segunda em casa. Essa é a realidade para muitas pessoas durante a pandemia, e, com isso, o interesse em reformar a casa só aumentou. Se você está entre essas pessoas, saiba que o YouTube e o Instagram estão cheios de canais que podem agradar aos fãs do “Decora”, do GNT. O canal Doma, da arquiteta Patrícia Pomerantzeff, é o maior do YouTube brasileiro no tema, com mais de 990 mil inscritos. Toda quinta tem um vídeo novo de obra ou de dicas para você se inspirar. Se a sua pegada é mais o DIY (sigla em inglês para o bom e velho “faça você mesmo”), siga já o Matheus Ilt no Instagram: ele mesmo faz a reforma em seu apartamento e mostra o passo a passo da obra (o difícil é fazer algo parecido se você não tem todo o talento do curitibano). Para os saudosos do Decora, dá para acompanhar o canal do ex-apresentador Maurício Arruda no YouTube ou o novo “Decore-se”, no GNT, com a arquiteta Stephanie Ribeiro, que cria projetos à distância em tempos de covid.

“EM CASA A GENTE CONVERSA”
Se você está com saudades de uma diversão bem leve, que ajude a espairecer nesses tempos tão pesados de epidemia, a peça estrelada por Juliana Knust e Cássio Reis pode ser uma ótima opção. “Em casa a gente conversa” conta a história de um jovem casal que parece ser perfeito para quem está de fora, mas que sofre com os perrengues, dificuldades e dificuldades de uma relação amorosa. O espetáculo, com duração de 60 minutos, foi montado para os tempos de Covid usando imagens de sua estreia presencial, que aconteceu em setembro de 2018 no lendário Teatro Amazonas, em Manaus, e com algumas cenas gravadas em estúdio durante a crise do coronavírus (segundo os produtores, respeitando todos os protocolos de segurança). O melhor de tudo: a produção terá exibição gratuita neste fim de semana: nos dias 24 e 25 de abril, às 18h e às 21h30. Mas atenção: você precisa reservar o ingresso por meio da plataforma Sympla para garantir sua presença na plateia virtual.

“THE NEVERS”
Fãs da franquia X-Men podem encontrar algumas semelhanças nessa série que estreou na HBO. Na Inglaterra vitoriana, as intrépidas Amalia True (interpretada por Laura Donnelly) e Penance Adair (Ann Skelly) tentam reunir os tocados, pessoas que possuem poderes especiais, em um centro de acolhimento. Só que alguém está sequestrando e fazendo experimentos cruéis com essas pessoas. É lógico que os políticos da época discutem formas de banir os diferentes com o argumento de que representam uma ameaça à sociedade.

OUÇA (EM CASA)

VOCÊ NÃO CONHECE (MAS DEVERIA)
Moons é uma daquelas bandas brasileiras que não recebe muita atenção da imprensa nem toca nas rádios. Com melodias introspectivas e letras em inglês, o grupo de Belo Horizonte mistura referencias tipicamente mineiras com o folk britânico – uma mescla de Nick Drake com Clube da Esquina. Ficou curioso? Um bom jeito de conhecer a banda é ouvir seu mais novo single, “Love Hurts”, que acabou de ser lançado nas plataformas de streaming.

VISITE (DE CASA)

OSGÊMEOS: SEGREDOS
Para os fãs de osgêmeos, dupla de artistas conhecida pela mistura de grafite e outras linguagens artistas, a dica é fazer o tour virtual da exposição montada na Pinacoteca de São Paulo. A visita, disponível até 3 de maio, permite conhecer gratuitamente dez espaços na experiência de 360 graus, além de ter informações complementares sobre as obras expostas. Acesse o tour.

ASSISTA (PRESENCIALMENTE)

“ZAZOU, UM AMOR DE BRUXA”
Para quem já está frequentando teatros, essa é uma dica de peça infantil que estreia sábado (dia 24) no Alfa, na zona sul de São Paulo. O espetáculo conta a história da bruxa Zazou, que vivia feliz exalando os fedores de suas poções até se apaixonar pelo perfumista Mirabô. Suas pões se transformaram em perfumes, mas o amor azedou. As apresentações acontecem aos sábados e domingos, às 16h, até 30 de maio. Ingressos custam de R$ 20 a R$ 40 e podem ser comprados pelo Sympla.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).