Durante os dias úteis da semana, a newsletter do 6 Minutos oferece dicas culturais para seus leitores na seção After Market. Além disso, a Marina Rappa, nossa social media, também dá suas indicações em vídeo que publicamos no Instagram e também no YouTube. Para ajudar você a aproveitar o fim de semana, reunimos as melhores opções e vamos organizá-las em algumas categorias. Boa diversão!

ASSISTA (EM CASA)

“MANK” – Falta pouco mais de um mês para 93ª edição da premiação mais importante da indústria do cinema. Apesar do coronavírus já ter afetado a cerimônia do ano passado, a festa de 2021 será a primeira realizada sob o impacto da pandemia de covid-19. Com poucos filmes conseguindo chegar às telas do cinema, esse foi o ano em que o streaming ganhou muita força. É possível notar isso quando percebemos que “Mank”, o mais lembrado neste ano com 10 indicações, é uma produção da Netflix. O longa dirigido por David Fincher conta a empreitada épica de Herman J. Mankiewicz (interpretado por Gary Oldman) para escrever o roteiro de “Cidadão Kane”, filme de Orson Welles que é considerado por muitos o mais importante e influente da história da sétima arte.

“DRUK” – A falta de salas de cinema disponíveis em meio à pandemia também é outro fator que leva os filmes que não foram bancados por plataformas de streaming a adotar a estratégia de apelar para a exposição online para serem vistos e lembrados. Aqui no Brasil, é o caso de “Druk”, dirigido pelo sueco Thomas Vinterberg, conhecido por sua participação no movimento Dogma 95 (idealizado por ele e pelo compatriota e também diretor Lars Von Trier). A produção garantiu duas indicações ao Oscar: Melhor Diretor e Melhor Filme Internacional. O longa é estrelado por Mads Mikkelsen (da série “Hannibal” e o vilão de “007 – Cassino Royale), que interpreta Martin, um professor de história do ensino médio, que atravessa uma fase de terrível marasmo profissional, familiar e existencial. A solução que Martin, até então abstêmio, encontra na busca da felicidade é testar a teoria de um psiquiatra norueguês: a de que o segredo para o sucesso e o contentamento é beber até chegar exatamente em 0,05% de quantidade de álcool no sangue. A produção está disponível para aluguel na plataforma Google Play Filmes por R$ 29,90.

“NUEVO ORDEN” – Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza 2020, o violento e controvertido filme finalmente chegou ao Amazon Prime Video. A produção franco-mexicana não economiza nas tintas para contar os efeitos de uma insurreição popular na Cidade do México motivada pela desigualdade social e pela luta de classes. Curto, intenso e chocante, o filme de Michel Franco se propõe a tirar o espectador da zona de conforto. Para assistir sem piscar.

SÍTIO ONLINE – Neste domingo, acontecem as últimas apresentações online da peça infantil gratuita “Sítio do Pica Pau Amarelo”, espetáculo dirigido por Ricardo Silva que estreou em 2017 para celebrar os 40 anos da primeira exibição da série de TV. Na história, Emília, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Tia Nastácia, Rabicó, Visconde, Saci e a Cuca se reúnem para uma grande aventura no sítio acompanhados por uma banda ao vivo. As transmissões acontecem às 16h e 18h, pelo site Momento Criança.

“OS IRREGULARES DE BAKER STREET” – Os fãs do universo do detetive Sherlock Homes não podem perder esta série que acabou de estrear na Netflix. Na produção, um grupo de jovens desajustados da Londres do século 19 trabalham para ajudar na solução de crimes sobrenaturais investigados por Sherlock e por seu parceiro, Dr. Watson.

“MENINA DE OURO” – Acabou de estrear na plataforma de streaming Amazon Prime o filme de 2005 que foi dirigido e estrelado por Clint Eastwood. Ele interpreta Frankie Dunn, um treinador de boxe de Los Angeles que um dia recebe a visita de Maggie Fitzgerald (em uma interpretação incrível de Hilary Swank), uma operária que acaba de chegar na cidade e que quer ser treinada por ele. A produção ganhou quatro Oscars.

“OS SEGREDOS DE MANSCHEID” – Essa série luxemburguesa, disponível na Netflix, tenta descobrir o que aconteceu com a jovem Jenny Engel, encontrada morta em uma floresta. O policial forasteiro Luc Capitani vai descobrir que todos do vilarejo escondem segredos, inclusive Tanja, a irmã gêmea da vítima. Enquanto a investigação avança, descobrimos que o próprio Luc tem um passado misterioso.

“OS ROMANOFFS”Disponível no catálogo da Amazon Prime Video há algum tempo, a série traz em cada um dos episódios dramas vividos por possíveis descendentes da família real russa assassinada pela Revolução Comunista de 1917. No primeiro, a aristocrata Anastasia vive sozinha em Paris e seu único parente vivo, um sobrinho americano, namora uma mulher que deseja sua morte para ficar com a herança. No segundo, Michael Romanoff faz de tudo para evitar participar de um cruzeiro temático sobre os Romanov com a mulher.

ESCUTE (DE CASA)

IGUAL, MAS DIFERENTE – Finalmente chegou às plataformas de streaming o novo álbum de Lana Del Rey, “Chemtrails Over the Country Club”. A cantora explora as suas próprias limitações e aprofunda o minimalismo visto nos seus mais recentes trabalhos. Em momentos da faixa de abertura, “White Dress”, a voz de Lana chega a falhar na tentativa de alcançar tons mais agudos. E o suposto ‘defeito’ confere humanidade e verdade ao trabalho. Incômodo demais para ser música ambiente, lento demais para servir de trilha sonora para baladas, Lana segue entregando um trabalho diferente em um cenário com artistas cada vez mais parecidos.

FAÇA (DE CASA)

FESTIVAL ONLINE – Até o dia 28 de março, o Sesc São Paulo realiza o FestA! – Festival de Aprender, com 150 atividades gratuitas que podem ser acessadas online nas redes sociais das 40 unidades. A proposta é trabalhar a criatividade ao promover encontros entre artistas e o público, com atrações para todas as idades, de oficinas a lives. Confira a programação completa.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).