Durante os dias úteis da semana, a newsletter do 6 Minutos oferece dicas culturais para seus leitores na seção After Market. Para ajudar você a aproveitar o fim de semana, reunimos as melhores opções e vamos organizá-las em algumas categorias. Boa diversão!

ASSISTA

“UM TIO QUASE PERFEITO 2” – Com as férias e as crianças em casa, a temporada de filmes para os pequenos no verão sempre é recheada de comédias e aventuras. E a continuação do sucesso “Um Tio Quase Perfeito” chega hoje às salas de cinema. Depois de conquistar o coração dos três sobrinhos no 1ª filme, agora Tio Tony (Marcus Majella) se vê todo enciumado dos pequenos. Isso porque sua irmã Ângela (Letícia Isnard) anuncia o casamento com namorado, Beto (Danton Mello), que também é chamado de tio e adorado pelas crianças. Como você deve imaginar, Tony fará de tudo para colocar o futuro cunhado em maus lençóis, tudo para não perder o posto de queridinho do trio infantil. Confira a programação dos cinemas da sua cidade, respeite as medidas de segurança e aproveite a tela grande. Assista ao trailer.

“HEADSPACE – MEDITAÇÃO GUIADA” – Em um mundo cada vez mais tomado pelo excesso de informação, o sentimento de culpa por não estar vendo a série do momento ou se entretendo como o jogo do ano, as notificações do celular, as reuniões por vídeo, as tarefas de casa e tantas outras coisas, podem nos deixar perto de um estado de exaustão mental. Ter mais paz de espírito e um tempo só para você estavam em suas resoluções de Ano Novo? Então que tal aprender e entender mais sobre meditação com uma… série sobre o assunto? Essa é a proposta da produção conjunta entre o aplicativo Headspace, criado por um ex-monge budista, e a Netflix, que já tem a 1ª temporada disponível no serviço de streaming. Em cada um dos episódios, que duram cerca de 20 minutos, há um padrão: uma técnica que ajuda o espectador a lidar com situações difíceis e aproveitar bons momentos e um exercício de meditação guiado. Partiu mindfulness?

RUMO A VALHALLAChega ao fim “Vikings”, a série que narra a história do lendário rei Ragnar Lothbroke e seus filhos. Os episódios da segunda metade da sexta temporada estrearam no Netflix no final de 2020 e já figuram entre os mais vistos na plataforma. Criada em 2013 por Michael Hirst e veiculada originalmente no History Channel, a série colocou a civilização Viking em evidência e foi uma das mais influentes dos últimos anos — basta ver o número de filmes e livros sobre o tema lançados de lá para cá. Para os fãs inconsoláveis, fica o alerta: o Netflix já trabalha em uma sequência, batizada de “Vikings: Valhalla”, ainda sem prazo para ir ao ar.

PARA OS FÃS DE AGATHA CHRISTIE – Para quem gosta de uma boa e velha história de detetive, uma boa pedida é “A Casa Torta”, filme disponível no Google Play Filmes e YouTube baseado em um dos livros favoritos de Agatha Christie. A produção mostra como a morte aparentemente insuspeita de um milionário grego se revela na verdade um assassinato, e a investigação de um detetive particular, Charles Hayward, que chega à mansão da família a pedido de uma neta do magnata. Como costuma acontecer nas tramas da romancista britânica, todos, incluindo filhos, noras e netos, são suspeitos, e a revelação da identidade do assassino surpreende a todos. A direção é de Giles Paquet-Brenner, e o elenco conta com Glenn Close em um dos principais papeis.

“THE STAND” – É fã de Stephen King? Então, essa série que acaba de estrear no serviço de streaming Starzplay é para você. A produção é baseada no livro “A Dança da Morte” do escritor americano, um terror apocalíptico que mostra a Terra após a passagem de um vírus mortal dizimar quase toda a população do planeta. É fácil perceber uma divisão dos sobreviventes em dois grupos bem distintos: os seguidores de Mãe Abigail (Whoopi Goldberg), uma anciã centenária que conduz pacificamente seus discípulos, e o bando agressivo de Randall Flagg (Alexander Skarsgård), também conhecido como Homem de Preto, que aterroriza a todos com seus poderes quase sobrenaturais. Vale lembrar que o lançamento dos episódios é semanal e que o primeiro deles acaba de chegar na plataforma. Se você ainda não assina esse serviço, aqui vão algumas informações: os primeiros 7 dias são grátis, a mensalidade custar R$ 14,90 e ele pode ser contratado em um app próprio ou dentro do Amazon Prime Video.

“THE CHINA HUSTLE” – Entre 2008 e 2016, uma série de empresas da China abriram capital nas bolsas americanas, em um movimento que foi abraçado por muitos investidores encantados com a promessa de forte crescimento do gigante asiático. Entretanto, como mostra o documentário disponível na Netflix, muitas dessas companhias entregavam um resultado muito aquém do informado oficialmente, e não eram auditadas porque se fundiam a empresas americanas e assim conseguiam ser listadas na bolsa de valores. A produção mostra os esforços de um grupo de analistas em desmascarar as verdadeiras condições dessas empresas.

“ROTAS DO ÓDIO” – A série brasileira, que tem três temporadas e foi produzida pela Universal, chegou ao catálogo do streaming Globoplay neste começo de ano. Ela mostra o dia a dia de uma delegacia que combate crimes motivados por preconceito e intolerância em São Paulo. No centro da história está a delegada Carolina Chagas (Mayana Neiva), que lidera as investigações contra a Falange Branca, grupo neonazista comandado por Guilherme Zooter (André Bankoff) e que aterroriza a capital paulista com inúmeros ataques contra gays, negros, nordestinos e estrangeiros.

PEÇAS ONLINE PARA AS CRIANÇAS – Com a criançada em casa durante essa segunda onda da pandemia, uma boa opção são as peças online do Festival de Férias do Teatro Folha, que começa hoje e vai até 4 de fevereiro. A programação tem sete peças, três delas inéditas, exibidas durante todos os dias da semana às 17h. As apresentações são ao vivo, pela plataforma Zoom. Os ingressos custam R$ 20 e podem ser adquiridos online.

ESCUTE E VEJA

“DISCOTECA BÁSICA” – Se você cresceu nos anos 1980 e 1990 e gostava de rock, o nome Bizz traz muitas recordações, não? A revista de música mais importante do país moldou o gosto musical de gerações e virou objeto de colecionador de muita gente. Em parte, por uma das sessões mais icônicas e queridas da publicação: a Discoteca Básica, que ocupava a última página e contava a história de um álbum fundamental a cada edição. É esse espírito que o jornalista Ricardo Alexandre, que chegou a dirigir a “Bizz” em sua última encarnação, quer retomar com o podcast que leva o nome da sessão da revista. A 1ª temporada, que estreou em setembro do ano passado, tem 16 episódios e foi concluída no mês passado. Entre os álbuns analisados, estão clássicos como “Led Zeppelin III” e o segundo disco de Cartola, uma das maiores lendas do samba carioca. E há convidados de luxo, como Luis Fernando Verissimo falando sobre como “Kind of Blue”, de Miles Davis, mudou sua vida. A produção está disponível nos streamings musicais, como o Spotify.

COR DE ANO NOVO – Precisando de um pouco de cor no seu início de 2021? Ana Clara Caetano e Vitória Falcão podem te ajudar. O duo Anavitória aproveitou a virada do ano para lançar “Cor”, o seu quarto álbum de estúdio. Entre as 14 faixas, destaque para as parcerias com Lenine (em “Lisboa”) e Rita Lee (em “Amarelo, azul e branco”). O disco mantem o estilo “pop rural”, gênero que as cantoras usam para definir seu trabalho. Combina com piscina, praia e férias.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).