Durante os dias úteis da semana, a newsletter do 6 Minutos oferece dicas culturais para seus leitores na seção After Market. Para ajudar você a aproveitar o fim de semana, reunimos as melhores opções e vamos organizá-las em algumas categorias. Boa diversão!

OUÇA

NEY, 80
Ney Matogrosso acaba de lançar um EP para celebrar seus OITENTA ANOS (pausa para você assimilar a informação de que Ney Matogrosso já tem 80 anos). Em “Nu com a minha música”, o cantor apresenta uma sonoridade intimista e acústica, em canções que dialogam com seus trabalhos mais recentes. A exceção é “Gita”, cover do clássico de Raul Seixas e Paulo Coelho, em performance mais dançante que a versão original.

ASSISTA

FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO
Entre 13 e 21 de agosto, acontece a 49ª edição do festival. O evento seguirá o modelo multiplataforma, com transmissões na TV, pelo Canal Brasil e TVE-RS, e por streaming, no Globoplay. Entre os destaques da programação estão “Álbum em Família”, de Daniel Belmonte, que adapta a peça homônima de Nelson Rodrigues, e “Homem Onça”, de Vinícius Reis, definido pelo ator Emilio de Mello, que interpreta o personagem Dantas, como “um espelho das consequências humanas das privatizações que aconteceram no Brasil no final do século passado”. Veja a programação completa.

IMPÉRIO CONTRA-ATACA
Cansado de tanta reprise na TV? Temos uma boa notícia. Estreia hoje a novela “Nos Tempos do Imperador”, que aborda o reinado do imperador Dom Pedro 2º. O folhetim estava previsto para ir ao ar em 30 de março do ano passado, mas teve suas gravações interrompidas por conta da pandemia. No elenco estão Selton Mello, Letícia Sabatella, Mariana Ximenes, Gabriela Medvedovski, Michel Gomes, Alexandre Nero, Julia Freitas e Daphne Bozaski, entre outros. Será a 95ª “Novela das Seis” transmitida pela emissora.

“CRUEL SUMMER”
Sim, “Cruel Summer” é uma séria sobre adolescentes americanos. Mas ela é mais que isso, pois combina drama, mistério e suspense em uma trama que se passa em três verões (1993, 1994 e 1995). Ao longo do tempo, vamos acompanhando as reviravoltas que acontecem nas vidas das oponentes Jeanette e Kate. Em um primeiro momento, Jeanette quer ser bonita e popular como Kate. No segundo ano, ela se ‘transforma’ em Kate (rouba seu namorado), que está desaparecida. No terceiro, tenta provar que não tem culpa no cartório. Maratone sem culpa na Amazon Prime Video.

“O LABIRINTO”
Estreou nesta semana nos cinemas o suspense “O Labirinto”, que conta a história de Samantha, que foi sequestrada e mantida em uma prisão subterrânea. Um médico e um investigador tentam recuperar sua memória, e submetem a mulher a jogos e enigmas para esclarecer o crime.
Confira o trailer.

“THEM”
Se você quer aproveitar a sexta-feira 13 para passar um pouco de medo (ou indignação), a sugestão é a série “Them”, disponível já há algum tempo na Amazon Prime Video. A série acompanha uma família negra que se muda para um bairro dominado por brancos no subúrbio dos Estados Unidos. Os vizinhos fazem de tudo para expulsá-los do lugar. Ao mesmo tempo, a família Emory passa a ser assombrada na nova casa e acontecimentos do passado voltam a perturbar a tranquilidade de todos.

“MODERN LOVE”
Para quem gostou da primeira temporada de “Modern Love”, a dica é conferir a segunda, que estreou ontem na plataforma de streaming Amazon Prime. A série conta diferentes histórias de amor com base em uma coluna semanal publicada pelo jornal “The New York Times”. Nesta temporada, de oito episódios, os temas são um antigo amor, amigos e amantes e uma promessa impossível, entre outros.

LEIA

LITERATURA PANDÊMICA
Começam a pipocar as primeiras obras literárias produzidas em tempos de coronavírus. Uma das mais interessantes é “O Último Gozo do Mundo”, do escritor Bernardo Carvalho. O romance conta a história de uma escritora e professora universitária que tem um filho e vê seu casamento acabar durante a pandemia. A trama, de leitura ligeira (mas não necessariamente leve), descreve um cenário parcialmente fictício, com indícios do que pode ser o mundo nos próximos meses e anos.

“A DANÇA DA ÁGUA”
O nome de Ta-Nehisi Coates pode não soar familiar para você, mas é bem provável que você já tenha tido contato com o trabalho desse jovem escritor afro-americano. Ele é um dos responsáveis pela HQ “Pantera Negra” (que culminaram na realização do filme estrelado por Chadwick Boseman) e será o responsável pelo roteiro do novo filme do Super-Homem, ainda sem data de produção definida. Coates, que tem uma extensa carreira no jornalismo como repórter e ensaísta, publicou seu primeiro romance em 2019, que chegou ao Brasil em julho de 2020 pela editora Intrínseca. “A Dança da Água” é o resultado de um extenso trabalho de pesquisa sobre a escravização de africanos nos Estados Unidos. Ambientado em uma América pré-Guerra Civil, ele traz para o centro da trama Hiram, um jovem com uma memória brilhante, poderes míticos, filho de um senhor de terras, mas inevitavelmente um ser humano escravizado por causa da cor de sua pele na Virginia dos anos 1850.

COMA

ITALIANO COM RIGOR JAPONÊS
O Pasta Shihoma começou como um pastifício artesanal em maio de 2020, em plena pandemia. Era a concretização de um projeto tocado por Márcio Shihomatsu, que trabalhou como masseiro e cozinheiro em diversos restaurantes canadenses desde meados dos anos 2010, quando abandonou uma carreira como administrador de empresas para abraçar a gastronomia. O trabalho ao lado dos chefs Bia Freitas e Joey Lim chamou a atenção de muitos clientes paulistanos, que recebiam as pastas por encomenda. No início de agosto, o trio abriu a versão restaurante do projeto, intenção inicial antes dos tempos pandêmicos. A casa na Vila Madalena só funciona no almoço de terça à sexta e com reservas obrigatórias. Vale a pena se programar para experimentar massas pouco usuais na cidade, como o Il Uovo In Raviolo, uma deliciosa entrada com um ravioli gigante recheado com bechamel de espinafre e gema mole de ovo. Os preços são bastante camaradas para São Paulo e é possível combinar algumas entradas antes de partir para os principais, que são todos de massas. Para terminar a refeição, o tiramisù já é um dos melhores da cidade.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).