Durante os dias úteis da semana, a newsletter do 6 Minutos oferece dicas culturais para seus leitores na seção After Market. Além disso, a Marina Rappa, nossa social media, também dá suas indicações em vídeo que publicamos no Instagram e também no YouTube. Para ajudar você a aproveitar o fim de semana, reunimos as melhores opções e vamos organizá-las em algumas categorias. Boa diversão!

VISITE

MASP DE GRAÇA EM JULHO
A B3 anunciou que irá patrocinar entrada gratuita no MASP, Museu de Arte de São Paulo, todas as quartas-feiras durante as férias escolares, em julho. Com a ação, o público tem dois dias seguidos de gratuidade, já que as terças a entrada no museu também é franca. O visitante tem acesso a todas as exposições em cartaz: “Erika Verzutti: a indisciplina da escultura”, “Sala de vídeo: Regina Vater”, “Conceição dos Bugres: tudo é da natureza do mundo”, “Gabinete Beatriz Milhazes”, “Degas” e “Acervo em Transformação”, mostra de longa duração do MASP. O agendamento online é obrigatório.

ESCUTE

“PORTAS”
Marisa Monte lançou seu 10º álbum autoral na última quinta-feira (1º). O repertório de 16 músicas inclui parcerias com Silva, Marcelo Camelo, Chico Brown e Flor de Maria, filha de Seu Jorge. Também estão disponíveis vídeos inéditos de todas as faixas no canal oficial da cantora no YouTube.

PABLLO COM P
Devidamente consolidada como um dos grandes nomes da música brasileira, Pabllo Vittar tomou de assalto as paradas de sucessos das rádios e streaming na semana passada com seu novo álbum, “Batidão Tropical”. São apenas 9 músicas em 23 minutos, mas que podem render horas de diversão e animação para quem não liga em acionar o botão de repeat. Destaque para “Triste com T”, uma síntese da atual produção musical do país.

A VERDADE ESTÁ LÁ FORA
Você gosta de teorias conspiratórias, livros do Dan Brown, mistérios sem solução e segredos milenares? Então dê uma chance ao podcast “Sociedades secretas”, uma produção Parcast em parceria com o Spotify. Todas as quintas-feiras é publicado um novo episódio sobre alguns dos eventos mais controversos da história. O segredo de Atlantis, a história de Jack o Estripador e a Cosa Nostra são alguns dos temas dos episódios que já foram ao ar. Exclusivamente no Spotify.

QUAL É SEU COVER PREFERIDO?
O jornalista pernambucano Gil Luiz Mendes é um operário do podcast. Além de ser um dos fundadores do “Baião de 2”, sobre futebol e cultura nordestina, é um dos integrantes do “Pontapé”, continuação em áudio do saudoso programa “Pontapé Inicial” da ESPN Brasil, apresentado por José Trajano e Dudu Monsanto. Como se não bastasse, Gil agora abraça uma terceira empreitada nessa seara. No “Cópias Originais”, o ilustre torcedor do Santa Cruz escolhe um grande ícone da música e fala sobre sua obra e importância por meio das versões que outros artistas fazem de suas canções, sempre com a ajuda de um convidado. No episódio de estreia, o escolhido foi o rei Roberto Carlos e quem ajuda Gil a destrinchar a carreira do ilustre filho de Cachoeiro do Itapemirim é China, cantor que começou sua carreira na banda Sheik Tosado e que toca até hoje o projeto Del Rey, dedicado a tocar versões féis às originais de… Roberto Carlos.

ASSISTA

NOVIDADE NO STREAMING
Chega hoje ao país a plataforma de streaming HBO Max. Turbinado com conteúdos de HBO, Warner, DC, Cartoon Network, Adult Swim e CNN, o serviço substitui o capenga HBO Go — alvo de muitas críticas pela experiência ruim do app. Além dos filmes e séries, o HBO Max terá transmissões ao vivo da Champions League a partir de agosto, além de produções exclusivas como o reencontro dos seis amigos de Friends. Preços a partir de R$ 19,90.

MANHÃS DE SETEMBRO
O nome da série é uma referência a uma música de Vanusa, grande ídola da motogirl Cassandra, interpretada por Liniker. Aos 30 anos, Cassandra está realizando três grandes sonhos: alugar uma quitinete, cantar em uma boate e namorar um gato gostoso. Só que a vida real ameaça esse castelo de sonhos: Leide (Karine Teles) aparece do nada com um filho a tiracolo, o menino Gersinho. Em meio a seus trambiques, Leide cria o garoto literalmente na rua: eles dormem em um carro quebrado. Destaque para o casal gay interpretado por Gero Camilo Paulo Miklos. Todos os episódios estão disponíveis no Prime Video.

QUE PUXA
Estreou na Apple TV+ um documentário sobre o garotinho tímido mais querido de quem tem entre 40 e 50 anos de idade: Charlie Brown. O filme conta a história do seu criador, Charles M Schulz, e traz depoimentos de fãs famosos, entre eles Drew Barrymore e Kevin Smith. De quebra, o espectador é premiado com uma aventura inédita do personagem.

“O SEGREDO DO TEMPLO”
Mistério, ficção científica, vidas passadas e história. O Segredo do Templo, série turca que já possui duas temporadas disponíveis na plataforma de streaming Netflix, amarra todos esses elementos para contar a história de uma professora e pintora abstrata da Turquia, que desde pequena desenha um símbolo que não sabe o que significa. Prestes a se casar, ela descobre que o tal símbolo apareceu em um sítio arqueológico na Anatólia, que tem ligação com seu passado.

“AMERICA: THE MOTION PICTURE”
Será que a Revolução Americana, a batalha dos moradores das 13 Colônias contra o império inglês, que culminou com a criação dos Estados Unidos em 1776, já está distante o suficiente para ser alvo de um revisionismo histórico irônico e cômico? Essa é a aposta desta animação original da Netflix, que estreia no último dia de junho e é destinada ao público adulto. A estrela do desenho é Channing Tatum, que dá a voz a George Washington, a figura maior do movimento revolucionário. Um dos toques de provocação do longa é Olivia Munn, conhecida por sua participação em “X-Men”, dar uma voz feminina a Thomas Edison.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).