Durante os dias úteis da semana, a newsletter do 6 Minutos oferece dicas culturais para seus leitores na seção After Market. Além disso, a Marina Rappa, nossa social media, também dá suas indicações em vídeo que publicamos no Instagram e também no YouTube. Para ajudar você a aproveitar o fim de semana, reunimos as melhores opções e vamos organizá-las em algumas categorias. Boa diversão!

ASSISTA

“LUPIN”
Estava contando os dias pela segunda temporada de Lupin? Os novos episódios da série estrearam  ontem na Netflix. Assane Diop, o trapaceiro charmoso que se inspira na literatura para aplicar golpes, agora tem a missão de resgatar o filho, que foi sequestrado pela gangue do perigoso Hubert Pellegrini.

“SWEET TOOTH”
Uma pandemia mortal dizima metade da população mundial. O tema pode parecer pesado, mas nessa série da Netflix é tratado de forma fofa. Parte da graça vem do fato de que a pandemia é acompanhada pelo nascimento de crianças híbridas: metade humanas, metade animais. Os sobreviventes culpam os híbridos pela desgraceira e passam a caçá-las. Gus, que é metade cervo, é criado com carinho longe desse caos. Mas é obrigado a deixar seu mundo seguro para procurar pela mãe. Nessa aventura, ele terá ajuda de pessoas improváveis, como um ex-caçador de híbridos e uma ativista ursa-adolescente.

CLUBE DE LEITURA
Itamar Vieira Júnior, autor de “Torto Arado”, participará do primeiro encontro online realizado pela Embaixada da França no Brasil e pela Aliança Francesa de São Paulo para discutir obras da literatura francófona. A discussão será sobre o livro “As Inseparáveis” de Simone de Beauvoir e está marcada para o dia 29 de junho, às 19h. As inscrições são gratuitas, pelo site.

“PANIC”
A decadente cidade texana de Carp oferece poucas perspectivas para seus moradores. Por isso, todos os anos os recém-formados participam de uma competição secreta (e perigosa!) que distribui US$ 50 mil ao vencedor — uma espécie de bilhete premiado para quem quer tentar a vida em outra cidade. Esse é o mote da série teen “Panic”, da Amazon Prime. Recomendada para adolescentes em geral e para marmanjos que buscam entretenimento sem muito compromisso.

“TRANSMISSÃO”
As cantoras Jup do Bairro e Linn da Quebrada recebem a filósofa Judith Butler na estreia da 3ª temporada de seu programa de entrevistas. O primeiro episódio já está disponível no GloboPlay e, como podcast, nas principais plataformas de áudio. Ele ficará aberto para não assinantes até o dia 14/06 (segunda-feira). O programa segue sendo exibido toda terça-feira à meia-noite, no Canal Brasil. A lista de convidados inclui a cantora Teresa Cristina, o ator Babu Santana e o ex-deputado Jean Wyllys.

“RAGNAROK”
Na segunda temporada da série da Netflix, o jovem Magne fica dividido entre matar os gigantes e manter o afeto do irmão Laurits. Seu coração bate mais forte pela família e ele chega a abrir mão dos poderes de Thor. Só que Laurits não tem nada de bonzinho: como ele é a reencarnação de Loki, o deus da trapaça, ele vai acabar traindo o irmão. Quem cresce e aparece na segunda temporada é Saxa, da linhagem de gigantes.

“MASP EM CLIPES”
Quando você visita um museu e se vê frente à frente com uma obra super conhecida, que você já viu em livros e teve aulas sobre, bate aquela vontade de conhecer mais sobre ela e entender porque tanta gente acredita que ela é importante ou considerada uma obra-prima? O Masp (Museu de Arte de São Paulo) recém-estreou um formato virtual em que algum especialista explica em 7 minutos uma obra emblemática do acervo do museu, revelando questões técnicas, bem como o seu contexto histórico e detalhes sobre a trajetória de quem a produziu. O primeiro trabalho escolhido foi “A canoa sobre o Epte, circa 1890”, do pintor francês Claude Monet, um dos mestres do Impressionismo. O clipe já está disponível no perfil do museu no Instagram e no canal do MASP no YouTube.

INFFINITO FILM FESTIVAL
O festival que levou o cinema brasileiro para 13 cidades ao redor do mundo celebra seus 25 anos com 25 filmes disponibilizados em sua plataforma de streaming. Todos serão exibidos em sessões programadas, mas ficarão abertos gratuitamente por 24h. A programação abrange desde o documentário Revelando Sebastião Salgado, de Betse de Paula, até a comédia Minha Mãe é uma Peça 3, de Susana Garcia. Inscreva-se pelo site.

APRENDA

PROJETO GURI
Se você tem filhos entre 6 e 17 anos e mora em cidades do interior e do litoral do estado de São Paulo, o programa sociocultural mantido pelo governo estadual de SP que ensina música de forma gratuita para jovens, tem mais de 10 mil vagas abertas para seu próximo ciclo. As inscrições para os 30 cursos relacionados ao universo da música oferecidos pelo projeto estão abertas desde ontem e vão até o próximo dia 21 de junho. É importante lembrar que as aulas sempre acontecem no período em que os alunos não estão em horário escolar e são ministradas na plataforma de ensino à distância do governo paulista. Corra para fazer seu registro: as vagas são distribuídas por ordem de inscrição. Para quem tiver a matrícula aceita, os cursos terão início em 9 de agosto. Para inscrever-se, acesse a plataforma do projeto e preencha sua ficha.

ESCUTE

NOVIDADE DOS POPSTARS
O streaming de música mudou a lógica que vigorou por décadas na indústria fonográfica. Em vez de lançar álbuns, os artistas passaram a divulgar músicas a conta-gotas, mantendo-se assim em evidência por mais tempo. Seguindo essa lógica, dois popstars da nova era lançaram novidades na semana passada: Bad Bunny e Billie Eilish. Para quem ouve rádio, os hits “Lost Cause” e Yonaguni” devem começar a tocar nas próximas semanas. Já para os fãs de carteirinha, acesse o seu app favorito e ouça os lançamentos: eles não decepcionam.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).