Cerca de 21,9 milhões de brasileiros já fizeram algum teste de diagnóstico da Covid-19, segundo dados da edição mensal da Pnad Covid, divulgada nesta sexta-feira (23) pelo IBGE. Esse número corresponde a 10,4% da população do país.

Entre todos os brasileiros testados, 4,8 milhões tiveram resultado positivo para a doença. Em agosto, eram 17,9 milhões de pessoas testadas e 3,9 milhões de diagnósticos positivos.

“De agosto para setembro, foram mais quatro milhões de pessoas que fizeram o teste e cerca de um milhão a mais testou positivo”, diz a coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Vieira.

Testes por faixa etária:

  • De 20 a 29 anos: 12,1%
  • De 30 a 59 anos: 14,3%
  • Mais de 60 anos: 9,2%

Testes por renda: O percentual de realização dos testes para diagnóstico da doença é maior no grupo das pessoas com maior rendimento domiciliar per capita, chegando a 25,1% para as pessoas na faixa de quatro ou mais salários mínimos. No mesmo período, apenas 5,9% das pessoas na faixa de menos de meio salário mínimo fizeram algum teste.

Testes por Estado: O Distrito Federal (22,2%) foi a Unidade da Federação com maior percentual de testes realizados, seguido por Piauí (17%) e Goiás (16%). Os menores percentuais foram registrados em Pernambuco (6,8%), Acre (6,9%) e Minas Gerais (7,8%).

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).