A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, disse aos chefes de governo da Europa que os bloqueios impostos para combater a epidemia de coronavírus podem facilmente levar a economia da União Europeia a encolher 5%, informou o jornal Frankfurter Allgemeine nesta quarta-feira.

Qual a relação disso tudo com o coronavírus? Para conter a disseminação do vírus, que já foi declarada pandemia, os países estão impondo restrições à circulação de pessoas, com a imposição forçada de quarentena. Esse isolamento social acaba se refletindo na economia, já que as pessoas reduzem o consumo, trazendo impactos para o comércio e indústria. Muitos empregos podem ser cortados.

Qual vai ser o impacto na UE? O jornal citou diplomatas da UE de alto escalão que disseram que suas estimativas do impacto das medidas de bloqueio variavam entre 2% e 10% do crescimento total.

O cálculo principal foi baseado no pressuposto de que cada mês de bloqueio reduziria o crescimento em 2,1%, informou o jornal, citando o BCE. A suposição de que a economia encolherá 5% foi baseada em uma suposição “realista” de que os bloqueios durarão três meses, disse o banco ao jornal.

 

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).