O governador de São Paulo, João Doria, liberou nesta quarta-feira (8) a retomada do Campeonato Paulista de futebol para o próximo dia 22 de julho.

Em entrevista coletiva concedida ao lado de membros da Federação Paulista de Futebol (FPF), Doria afirmou que os jogos serão com os portões fechados e disputados somente em cidades que esteja na faixa amarela do plano estadual de retomada das atividades. A final do torneio está prevista para o dia 8 de agosto. “A Federação agiu de forma correta, plena, atendendo todas as recomendações do centro de contingência”, disse Doria.

“O Centro de Contingência da Covid-19 aprovou, em conjunto com a Federação Paulista de Futebol, com assistência médica da Federação Paulista de Futebol, o novo protocolo da retomada do Campeonato Paulista”, afirmou o governador de SP. “Os jogos deverão ocorrer obrigatoriamente em cidades que estejam na fase amarela do Plano São Paulo e em estádios sem a presença da torcida”.

O governo também comentou que a final do Estadual será no dia 8 de agosto, na véspera, portanto, do início do Campeonato Brasileiro, previsto para o dia 9. O Paulistão foi interrompido em 16 de março, a duas rodadas para o fim da primeira fase, em função da pandemia do novo coronavírus. Curiosamente, a tabela terá pela frente como um dos primeiros jogos neste retorno o clássico entre Corinthians e Palmeiras, na Arena Corinthians.

“Sem dúvidas, tenho sempre destacado a importância da atividade física, do exercício, do ponto de vista de saúde pública, e o futebol, na forma como foi sugerido e aprovado, vemos que teremos uma absoluta segurança quanto a isso”, disse o coordenador executivo do Centro de Contingência do Combate ao Coronavírus em São Paulo, João Gabbardo.

O coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, Paulo Menezes, elogiou o protocolo médico apresentado pela FPF, em especial pela apresentação de diferentes zonas de exclusão dentro dos estádios e pelo cuidado com testes. “O protocolo médico foi aprovado de forma unânime. Estamos lidando com uma situação de baixo risco de contágio, pela excelente condição física e de saúde dos jogadores”, afirmou.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).