O novo coronavírus obrigou muitas pessoas a ficarem isoladas em casa. Além de ter que se acostumar a fazer home office, algo novo para muitas pessoas, ainda surgem alguns problemas do cotidiano: se eu não posso sair, como faço compras? E, se o bom é praticar exercício, como faço se a academia está fechada?

Pensando nessas questões, o 6 Minutos separou dicas simples de como resolver essas pendências sem sair de casa.

Compras em supermercado

A dica aqui é se programar. O tempo de entrega pode demorar. No caso do Pão de Açúcar, de acordo com o grupo, a entrega dos produtos pelo James Delivery é feita em até 30 minutos, mas é preciso verificar se o cliente está na área de entrega do aplicativo. Já em uma simulação feita na quarta-feira às 12h no e-commerce comum do supermercado, os agendamentos de entrega começam a partir do dia 25 de março e o frete cobrado é de R$ 14,90.

Pedindo pelo Rappi, em uma unidade do Carrefour (a mais próxima do endereço onde foi feita a busca), é possível marcar entrega neste domingo (22), a partir do horário da manhã. Outros supermercados também oferecem o serviço de entrega a domicílio: St. Marche (na simulação, a data de entrega é 15 de abril), Extra e Carrefour.

A gente já falou em uma matéria como a pandemia se tornou um problemão no estoque dos mercados.

Comida e medicamentos

O mesmo vale para comprar alimentos ou medicamentos. Os aplicativos mais comuns para pedir comida são iFood, Rappi e Uber Eats. No caso dos medicamentos ou até mesmo itens de higiene como álcool em gel 70% e máscaras, o aplicativo mais usado é o Rappi.

Os aplicativos, inclusive, anunciaram mudanças na forma de entrega para evitar o contato entre entregador e cliente. Segundo as empresas iFoodRappi e Uber Eats, a comida é deixada na porta ou na portaria dos clientes. A orientação é que entregadores que tiverem a confirmação da doença avisem imediatamente a empresa.

Atendimento médico

A recomendação das autoridades médicas é para os pacientes só irem ao pronto atendimento se estiverem com sintomas do Covid-19, como febre e falta de ar. Isso porque a sala de espera de hospitais são lugares com alta chance de contaminação. Não sabe se está com os sintomas? O Ministério da Saúde desenvolveu o aplicativo Coronavírus SUS para android e IOS. No app, há um triagem virtual indicando se é necessário buscar por ajuda médica ou não. Além de informações sobre o vírus, é possível localizar a unidade de saúde mais próxima.

Algumas seguradoras de saúde também oferecem atendimento à distância e consultas domiciliares. Vale consultar a sua operadora para saber se os serviços estão normalizados e quais as regras de uso.

Exercícios físicos

Entre as recomendações para manter a saúde a melhor possível (para tentar evitar o contágio), está a prática de atividade física. No entanto, agora os exercícios precisam ser adaptados para serem praticados em casa. O jornal Estado de S. Paulo fez um levantamento com dicas de exercícios que pode ajudar nesse momento e conta com: agachamento, afundo, prancha e flexão — tudo que você pode fazer em algum cômodo da casa, sem a necessidade de aparelhos.

Pagamento de contas

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), em resposta aos efeitos do novo coronavírus, os cinco maiores bancos brasileiros — Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Caixa — vão atender a pedidos de prorrogação, por 60 dias, dos vencimentos de dívidas de consumidores e micro e pequenas empresas para os contratos vigentes que estejam em dia.

Para pagamentos, algumas empresas de energia, água e luz disponibilizam a segunda via dos boletos no site. É o caso de empresas fornecedoras desses serviços em São Paulo, como a Enel. A Comgás também disponibiliza a segunda via, mas avisa em seu site que o sistema está temporariamente com problemas. Para o caso dos serviços de telefonia, o cliente pode acessar os sites das principais companhias brasileiras: Tim, Vivo, Nextel, Claro e Oi. O mesmo serve para o pagamento de planos de TV.

Para realizar o pagamento, você pode acessar os canais:

Itaú Unibanco 
Internet banking: https://www.itau.com.br/voce/ 
App: https://www.itau.com.br/canais-itau/aplicativo-itau-no-computador/

Banco do Brasil
Internet banking: https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/login.jsp
App: https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/atendimento/bb-no-celular/#/

Bradesco
Internet banking: https://banco.bradesco/html/classic/canais-digitais/internet-banking/index.shtm
App: https://banco.bradesco/html/classic/promocoes/app-bradesco/index.shtm

Santander
Internet banking: https://www.santander.com.br/atendimento-para-voce/internet-banking
App: https://www.santander.com.br/atendimento-para-voce/app-santander

Caixa
Internet banking: https://internetbanking.caixa.gov.br/
App: http://www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos/caixa-celular/Paginas/default.aspx

C6 Bank
App: https://www.c6bank.com.br/baixe-seu-banco

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).