O Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China disse ter encontrado o vírus Covid-19 ativo no lado de fora de embalagens de alimentos refrigerados, acrescentando que ele mostrou a possibilidade de infecção por meio de tais superfícies contaminadas, de acordo com a emissora estatal CCTV.

O vírus foi encontrado em embalagens de alimentos na cidade costeira de Qingdao, na província de Shandong, disse o relatório, sem especificar a origem do produto. Qingdao relatou uma dúzia de novos casos de vírus este mês, a maioria ligada a um hospital onde viajantes infectados do exterior estão sendo tratados.

A China disse várias vezes nos últimos meses que produtos refrigerados importados são riscos para a reintrodução do coronavírus no país. Ele já havia testado embalagens de produtos de vários países e encontrado casos positivos do vírus.

Posteriormente, baniu produtos importados, incluindo frutos do mar da Indonésia e asas de frango do Brasil, após testes positivos em contêineres de transporte e embalagens de alimentos.

Especialistas da Organização Mundial de Saúde sugeriram que não há evidências de que o vírus pode ser transportado por embalagens de alimentos.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu WhatsApp? É só entrar no grupo pelo link: https://6minutos.uol.com.br/whatsapp.