Quase metade dos brasileiros consideram o governo de Jair Bolsonaro ruim ou péssimo, segundo pesquisa XP/Ipsos divulgada nesta sexta-feira (12). Para 28% dos brasileiros, o presidente é bom ou ótimo, enquanto 22% consideram sua gestão regular.

O resultado oscilou dentro da margem de erro. A reprovação a Bolsonaro caiu um ponto percentual na sondagem divulgada no dia 27 de maio, enquanto a aprovação avançou dois pontos percentuais.

Ainda de acordo com a pesquisa, tem crescido o número de pessoas que consideram o presidente como o responsável pela situação econômica atual. Bolsonaro, com 24%, está tecnicamente empatado com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (25%) na liderança desse ranking. Na sequência aparecem os fatores externos (14%), Dilma (11%) e Temer (6%).

Foram feitas 1.000 entrevistas de abrangência nacional, entre os dias 9 e 11 de junho. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

Abaixo, o 6 Minutos selecionou as principais perguntas sobre a conjuntura política e conômica.

Como você avalia o governo Jair Bolsonaro?
48% ruim e péssimo (49% na pesquisa anterior)
28% ótimo e bom (26% na pesquisa anterior)
22% regular (23% na pesquisa anterior)

Qual a expectativa para o resto do mandato?
46% ruim e péssimo
29% bom e ótimo
20% regular

Maiores responsáveis pela situação econômica atual:
25% governo Lula
11% governo Dilma
6% governo Temer
24% governo Bolsonaro
14% fatores externos
19% não responderam

A economia brasileira está no:
53% caminho errado
29% caminho certo

Chance de manter o emprego nos próximos meses:
48% pequena
44% grande

 

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu WhatsApp? É só entrar no grupo pelo link: https://6minutos.uol.com.br/whatsapp.