Imagine que você continua buscando ter uma ideia brilhante para você criar uma startup bilionária, ou criar uma nova operação dentro do seu negócio atual. Mas você anda meio preguiçoso ou não se achando muito criativo.

Talvez você deva pedir ajuda para as máquinas.

Você acha que uma máquina poderia ser criativa a ponto de lhe sugerir uma ideia para uma nova startup? Será que ela poderia ser criativa? O termo criatividade é controverso e acredito que as máquinas facilmente vão desenvolver alguns atributos e comportamentos que associamos à inteligência humana, mas são coisas ainda muito diferentes.

Os algoritmos de Inteligência Artificial (ou AI – Artificial Intelligence) estão evoluindo velozmente, mas o que eles fazem basicamente é gerar predições baseadas nas informações que recebem quando treinados – os dados. Um dos mais famosos algoritmos de hoje talvez seja o GPT-3, criado pela OpenAI, que é capaz de gerar textos incríveis.

O resultado muitas vezes impressiona, e fico imaginando o quanto ainda iremos nos surpreender. Para você experimentar, segue uma lista de ferramentas para você testar e ver se elas lhe inspiram a ter uma ideia brilhante.

Abaixo, três algoritmos geradores de ideias:

1: GPT-startup

Este é um gerador de ideias em inglês e japonês (utilize o Google Tradutor para ajudar se preciso). Cada vez que você atualizar e recarregar a página (refresh) ele vai gerar uma nova ideia para você. Eventualmente não é a ideia completa que vale, mas um fragmento da ideia pode valer muito.

No exemplo abaixo a ideia foi: “Uma ferramenta para criar e manter time de trabalho remoto. Ela ajuda você encontrar as pessoas certas, gerenciar a sua performance e fazer os pagamentos”. Note que mais que uma ideia completa e perfeita, o gerador ajuda a percebermos padrões em bilhões de entradas de dados, e fazer relações interessantes.

Experimente você mesmo em https://gpt-startup.netlify.app/

2: IDEAS AI

Este eu acho mais interessante pois além de gerar ideias ele permite que as pessoas votem nelas e você pode ver as ideias que estão sendo mais curtidas.

A ideia de startup que recebeu mais votos até o momento era: “A Startup está criando um App que conecta proprietários de automóveis com mecânicos que podem consertar carros com problemas”.


Experimente você em https://ideasai.net/

3: STARTUP GENERATOR

Este algoritmo foi criado utilizando a descrição de mais de 2 mil startups da Y Combinator, a aceleradora de startups do Vale do Silício reconhecida como a mais importante do mundo. Embora utilizando o algoritmo na versão anterior (GPT-2), o legal é que você pode alimentar o gerador de ideias com informações do seu interesse para ele tentar propor insights em torno destes temas.

No teste eu dei ao algoritmo apenas as palavras “alimento, agricultura”, afinal o maior PIB do Brasil está no Agro. Ele me respondeu com a seguinte ideia: “Uma empresa baseada em Machine Learning (i.e. AI) que auxilia outras empresas de saúde, alimentação, seguro e tecnologia a identificarem tendências que podem aumentar dramaticamente a performance e o retorno sobre o investimento”.

Que interessante! Parece que o gerador acabou sugerindo insights que parecem ser o desafio da minha própria empresa, a StartSe.

Você pode brincar com isto em https://www.startupgenerator.app/

Mas, ao final, eu acho que este negócio de máquinas inteligentes e ideias é isto: Máquinas não resolvem, mas podem ajudar a resolver!