O home office se tornou realidade da noite para o dia para milhares de pessoas há quase um ano. Passado o susto inicial e a retomada de muitos setores da economia, o trabalho remoto não se mostrou tão queridinho dos brasileiros. Uma pesquisa do Imovelweb revelou que 53% dos entrevistados preferem o escritório.

Entre os participantes da pesquisa, 41% estão em uma empresa que aderiu parcialmente ao home office, 39% estão trabalhando presencialmente e 20% estão totalmente em home office.

O objetivo do estudo era entender a relação dos brasileiros com seus imóveis durante a pandemia, porque, de acordo com Angélica Quintela, gerente de marketing do Imovelweb, o isolamento fez com que muitas pessoas repensassem a relação com a casa.

“A pandemia mudou a forma como as pessoas lidam com a residência, principalmente porque hoje é necessário passar muito mais tempo dentro de casa. É em casa que está o escritório, o lazer e o descanso para muitas pessoas”, explica.

E é assim que surge o desejo por espaços mais amplos: um quintal, um jardim, um local para o escritório. Essas demandas não eram tão comuns antes, mas hoje fazem parte dos sonhos dos brasileiros, segundo Quintela.

Conforto em casa

O levantamento revela que 84% dos participantes utilizaram o que já tinham em casa para ficar confortável durante a quarentena, enquanto 16% precisaram remodelar o imóvel.

O estudo mostra também que a quarentena impulsionou o desejo de mudar de casa para 57% das pessoas, sendo que 10% dos participantes já se mudaram durante a pandemia. Para 15%, questões econômicas impediram a mudança e 18% não pensam em se mudar.

Mudança

De acordo com o estudo, 73% das pessoas que se mudaram foram para um imóvel alugado, enquanto 27% efetuaram uma compra.

Mas entre os que ainda estão pensando em se mudar a situação é diferente: 77% pensam em comprar, enquanto 23% querem alugar. Para 76% dos que ainda não mudaram, o aumento de preços impactou nos planos de trocar de endereço.

Forma de pagamento: 48% querem pagar à vista, 48% pretendem financiar e 4% devem optar pelo consórcio.

 

 

 

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).