Executivos da área de marketing estão preocupados com a implementação definitiva do trabalho híbrido. Segundo uma pesquisa encomendada pelo LinkedIn na América Latina, cerca de dois terços dos líderes acreditam que passar menos tempo no escritório pode dificultar o surgimento de ideias inovadoras.

De onde vem essa preocupação? O levantamento mostra que os diretores de marketing entendem que com a diminuição do contato presencial virando regra, os funcionários podem passar a não se sentir tão confortáveis uns com os outros, o que afetaria negativamente o processo de criação.

Essa é uma percepção que parte da experiência pandêmica. Mais da metade dos CMOs (63%) acreditam que a pandemia enfraqueceu os laços sociais entre as equipes, sendo que alguns membros dos times nunca se encontraram pessoalmente.

Quais são os principais receios? Mais de um terço (36%) dos líderes de marketing dizem que o trabalho híbrido e remoto tornará mais difícil para as pessoas construir relacionamentos significativos. Segundo eles, essa possível falta de entrosamento pode ser uma barreira para a criatividade e inovação dentro das empresas.

Como evitar isso? Ao que tudo indica, não vai ter como fugir da nova realidade. Quase todas as empresas na América Latina (93%) planejam oferecer aos funcionários maior flexibilidade para a escolha do local de trabalho.

Diante dessa realidade, o levantamento também questionou os líderes de marketing sobre as habilidades que acreditam serem cruciais para liderar uma força de trabalho cada vez mais distribuída.

A pesquisa também mostra que os entrevistados já estão arregaçando as mangas para encontrar soluções. 81% dos executivos de marketing dizem que terão como prioridades nos próximos seis meses as tarefas de estabelecer novas formas de trabalhar e ajudar os funcionários a se adaptarem.

Por enquanto, o trabalho tem sido ir em busca de ferramentas que ajudem a conectar as equipes com mais profundidade. De acordo com Ana Moises, Diretora de Soluções de Marketing do LinkedIn, “investir em treinamento e tecnologia será a chave para ajudar os times criativos a colaborarem e se comunicarem com eficácia em um mundo híbrido, bem como encontrar os momentos certos para se reunir pessoalmente”.

Como foi feita a pesquisa? O LinkedIn contratou a YouGov para pesquisar 350 executivos na América Latina — incluindo 59 CMOs — de organizações com mais de 1.000 funcionários e mais de US$ 300 milhões de faturamento anual. A pesquisa foi realizada de forma online entre os dias 4 e 24 de agosto de 2021.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).