Jack Welch, ex-presidente e conselheiro da GE (General Eletric), morreu neste domingo (dia 1º)  aos 84 anos. Ele esteve na companhia por 41 anos, tendo ocupado a presidência executiva entre 1981 e 2001. Durante esse período, as ações da GE listadas na bolsa de Nova York (Nyse) se valorizaram mais de 4.000%.

A companhia, que tem operação no Brasil, é referência em tecnologia aplicada a sete setores: insumo, aviação, motores, energia renovável, saúde, logística, tecnologia para armazenamento na nuvem.

Os resultados que Welch propiciou à GE lhe deram o status de guru dos CEOs. Escreveu livros como Paixão por Vencer (2005) e  MBA da Vida Real  (2016). Entre livros, entrevistas e palestras, ele deu boas lições e frases sobre gestão.

Veja algumas delas, compiladas pelos 6 Minutos:

Converse sobre seus erros.

Em algumas das entrevistas que deu, Welch falou que já errou com pessoas e atitudes, e que falar sobre elas com colegas e com si próprio foi importante no aprendizado.

Energize as pessoas.

Na percepção de Welch, qualquer pequena vitória conta, e os chefes devem ser pessoas com uma boa energia, que motive as pessoas a querer estar por perto.

Tenha novas e melhores ideias todos os dias e não entre na zona de conforto.

Welch considera que os concorrentes estão ali, ao lado e todos os dias, tentando fazer algo diferente. Entrar na zona de conforto e cair na mesmice é um tiro no pé.

Saiba escolher o melhor trade-off.

As situações de ganha-ganha são incomuns, e os gestores precisam saber escolher o melhor trade-off. Em outras palavras, o que está ganhando é realmente melhor do que está abrindo mão?

Todos são mentores.

O guru lembra o quão lhe foi importante ler e conhecer o que outros gestores estavam fazendo, pensando e escrevendo. Ele lia em jornais e revistas as entrevistas e reportagens sobre negócios.

Estimule seus funcionários a crescer.

Como o resultado da empresa deriva do trabalho da equipe, então é melhor que toda ela seja estimulada a crescer, se desenvolver e entregar o melhor resultado. Segundo Welch, é o time que faz as coisas acontecerem, e então o time precisa crescer. O sucesso do gestor é reflexo dessa evolução.

Vá além do que o superior pede.

Em geral, os gestores pedem serviços e soluções para os quais já há resposta e eles esperam uma entrega simples. Welch sugere a entrega de algo inesperado, que supere expectativas.

Seja honesto.

A transparência é importante para que os outros saibam o que você realmente quer.

Estimular a auto-confiança aos outros é de longe a coisa mais importante.

Para Welch, é a partir dessa auto-confiança que as pessoas começam a agir da melhor forma que conseguem, e isso é positivo

Qualquer lixo pode ganhar no curto prazo. Mas se espremer de fato, a companhia vai à falência no longo prazo.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).