Acelerada pela pandemia do coronavírus, a transformação digital nas empresas tem apresentado oportunidades para os profissionais de tecnologia. No entanto, muitas empresas têm enfrentado dificuldades quando se trata de preencher determinados cargos.

De acordo com o site de empregos Indeed, os cargos mais difíceis de preencher são de engenheiro de software, desenvolvedor Java e desenvolvedor Android, com mais de 38% das vagas abertas há mais de 60 dias.

O que as empresas precisam para preencher os cargos de tecnologia? Horários flexíveis, estabilidade e desenvolvimento são alguns dos requisitos mais procurados pelos profissionais  de tecnologia.

Trabalhar em casa deixou de ser uma vantagem. Enquanto muitas empresas já se adaptaram para oferecer trabalho remoto, a pesquisa mostra que para os profissionais de tecnologia, ter horários flexíveis de trabalho é mais importante, sendo prioridade para 35% dos entrevistados, principalmente para as mulheres (38%). Somente 27% dos respondentes priorizam a oportunidade de trabalhar remotamente.

“Oferecer flexibilidade no trabalho torna mais fácil para os profissionais administrarem diferentes áreas da vida, como cuidar dos filhos e pais idosos, além de cuidar de si próprios. E uma vez que a flexibilidade tende a levar à produtividade, é uma vitória para os empregadores também”, afirma Felipe Calbucci, diretor de vendas do Indeed no Brasil.

E o que mais os profissionais de TI buscam? Além de incentivo financeiro, eles buscam ascensão profissional e equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Quando questionados sobre o que os motivaria a aceitar um emprego por um salário igual ou mais baixo, o principal fator mencionado é a oportunidade de ascensão profissional (considerada importante por 51%); seguido de melhores benefícios (50%), horários flexíveis (escolhido por 42%) e equilíbrio entre vida pessoal e profissional (selecionadas por 38%).

A pesquisa revela também que os profissionais estão cautelosos em mudar de emprego por conta da crise de coronavírus. Os dados do Indeed apontam que 40% dos entrevistados estão felizes com a maneira como a empresa está lidando com a pandemia e por isso não pretendem deixar seu emprego no momento. Apenas 25% diz que mudaria de emprego se tivesse certeza de estabilidade por longo período na nova empresa.

Veja abaixo a lista dos top 10 cargos mais difíceis de preencher em tecnologia:

  1. Software Engineer
  2. Desenvolvedor Java
  3. Desenvolvedor Android
  4. Desenvolvedor back end
  5. Desenvolvedor ios
  6. Consultor SAP
  7. Webmaster
  8. Desenvolvedor c#
  9. Desenvolvedor full stack
  10. Desenvolvedor php

Os dados representam vagas abertas por mais de 60 dias no Brasil entre julho e 1° de outubro de 2020.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).