Você sabe o que é infodemia? O termo se refere a “um grande aumento no volume de informações associadas a um assunto específico, que podem se multiplicar exponencialmente em pouco tempo devido a um evento específico”. Pois saiba que essa situação afeta o desempenho dos trabalhadores.

Estudo da Kaspersky em parceria com a empresa CORPA revela que 70% dos brasileiros sofreram efeitos da infodemia no ambiente de trabalho. E que o Brasil está em segundo lugar entre os mais afetados pela infodemia no ambiente laboral.

Como é esse ranking? O ranking é liderado pelo Peru; veja abaixo:

  • Peru: 73%
  • Brasil: 70%
  • Colômbia: 61%
  • México: 57%
  • Argentina: 55%

Os chilenos (51%) são os únicos em que a quantidade de pessoas sem efeito da infodemia é maior do que quem sofreu com o fenômeno.

Como os trabalhadores reagem a esse excesso de informação? No Brasil, dos 70% que se disseram afetados com a sobrecarga mental, 37% passaram a trabalhar mais como método de fugir da avalanche de dados. Outros 20% disseram que estão demorando mais para terminar seu trabalho e 19% estão mais distraídos.

“A desatenção é a base dos golpes utilizando engenharia social. Esta técnica é usada na construção de mensagens fraudulentas que roubam credenciais corporativas ou financeiras das vítimas – sendo que o Brasil é o país mais atacado por este tipo de ameaça online”, contextualiza Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.

Veja abaixo dicas da Kaspersky para combater os efeitos da infodemia e diminuir os riscos de cair em um golpe online:

  • Quando for atender uma chamada telefônica de um banco, loja ou empresa de telefonia, pare o que estiver fazendo. Caso esteja ocupado, peça para ligar depois. Se a ligação for legítima, o atendente a fará novamente. Isso diminui a chance de distração.
  • Sempre que um atendente solicitar dados pessoais ou senhas – não responda imediatamente. Pare por um instante e avalie se o pedido faz sentido. Não permita que o senso de urgência do atendente tire sua concentração, pois é o objetivo de um criminoso. Se a ligação for legítima, o atendente irá esperar sua resposta.
  • Ative a autenticação de dois fatores em serviços financeiros e customize as políticas de segurança por perfil de usuário.
  • Tenha uma solução de segurança instalada no celular e no computador com função anti-phishing

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