Começar 2021 com um estágio é o sonho de muitos estudantes em todo o Brasil. A boa notícia é que início do ano costuma ser o melhor período para encontrar uma nova oportunidade. Isso porque muitos estagiários se formam e as empresas buscam novos candidatos para substituí-los.

Para 2021, o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) espera disponibilizar 42.800 vagas entre janeiro e março. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve uma queda de 4,04%.

Por que o número de oportunidades diminuiu? Os resultados apontam o impacto da crise do coronavírus, mas com uma perspectiva de retomada da economia. Para Seme Arone Junior, presidente do Nube, os piores meses de instabilidade já foram superados. E a expectativa para os próximos períodos é de dados mais animadores.

“Isso é bastante perceptível quando analisamos o fluxo de oportunidades abertas durante os meses de 2020. Para se ter uma ideia, em abril do ano passado, houve uma redução de 92% em relação ao mesmo período de 2019. A cada mês, essa diferença foi diminuindo”, comenta.

O que mudou com a pandemia: A realidade de muitas contratações foi alterada e parte das admissões hoje são para atuação remota, no modelo home office. “Estudantes de todo o país, por vezes, podem concorrer para o mesmo processo seletivo”, estimula o presidente.

Qual a distribuição das vagas? Para os matriculados no nível superior, serão cerca de 36.500 vagas, uma redução de 3,9% em relação ao início de 2020. Já para quem está no ensino médio, serão 6,3 mil, uma queda de 4,5%.

Como ser aprovado na vaga dos sonhos? Seme dá algumas dicas para quem quer ser aprovado em uma entrevista ou dinâmica em grupo. Para ele, o primeiro passo é ter noção de quais são seus sonhos, qualidades, gostos e desejos. “A clareza sobre qual mercado e empresa se deseja atuar permite ao jovem ter assertividade em relação a seus objetivos e, assim, encontrar instituições compatíveis com esse perfil”, diz.

Além disso, estudar sobre a vaga e a empresa antes de participar da avaliação é essencial. Ter calma, cuidar da aparência e tomar cuidado com português também são atitudes necessárias, segundo o presidente do Nube.

Quer tirar suas dúvidas sobre o Imposto de Renda de 2021? Mande sua pergunta por e-mail (faleconosco@6minutos.com.br), Telegram (t.me/seisminutos) ou WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).