E-book publicado por C6 Bank e PayGo traz dicas e histórias que servem de estímulo ao empreendedor que deseja modernizar o seu negócio. Baixe o livro grátis aqui

Quando abriram o Ziggy PUB, em Vinhedo (interior de São Paulo), os sócios Mury Corcione Jr. e Marco Cruz viram logo a casa encher. Era novembro de 2019, e a música boa mais o cardápio de drinks e petiscos conquistaram a clientela. Mas a pandemia veio e, com ela, veio também a obrigação de fechar as portas. Eles ficaram no escuro. As contas, que antes estavam em dia, somadas à sensação de que tudo corria bem deram espaço à insegurança. O que fazer?

A forma como a dupla contornou esse problema explica por que eles são alguns dos personagens do livro “6 passos para entrar no mundo digital – dicas e histórias para estimular você a modernizar o seu pequeno negócio”, uma iniciativa do C6 Bank e da PayGo (braço de meios de pagamento do banco) voltada aos micro, pequenos e médios empresários. Corcione Jr. e Cruz intensificaram a presença no meio digital, fazendo lives musicais e compartilhando conteúdo sobre canções e livros, e encomendaram a um chef um cardápio especial de hambúrgueres artesanais, alimento muito mais apropriado para o esquema de delivery do que os aperitivos do bar. O número de seguidores quase triplicou, o engajamento aumentou e a venda dos Ziggy Burgers pagou a conta dos dias parados. Isso em plena pandemia e em meio a uma dúzia de hamburguerias existentes na região.

O caso do Ziggy PUB ilustra a Criatividade, um dos seis passos que o livro aponta para entrar no mundo digital e tirar proveito de suas vantagens. Os demais caminhos, detalhados em análises mescladas com histórias ao longo dos capítulos, são: Cultura digital, Conhecimento, Conectividade, Capacidade e Cliente. Um conjunto de seis Cs que, se estudado atentamente, torna a jornada rumo à transformação digital um processo mais tranquilo.

Escrito durante a pandemia, o e-book mapeia as mudanças em curso no mundo empresarial (aceleradas fortemente neste ano) e dá dicas e exemplos práticos de pequenos empreendedores que se reinventaram. A obra mostra que existe, sim, um caminho possível para adaptar-se às mudanças de hábito do consumidor, ainda que elas pareçam ocorrer muito rapidamente.

Baixe o livro “6 passos para entrar no mundo digital – dicas e histórias para estimular você a modernizar o seu pequeno negócio”

“Não é exagero dizer que a pandemia de Covid-19 antecipou o processo de transformação digital dos negócios, modificando as relações comerciais em um movimento majoritariamente eletrônico”, diz Philippe Katz, CEO da PayGo, empresa de meios de pagamento do C6 Bank. “Para o empreendedor, é hora de se preparar para oferecer o melhor dos dois mundos – o físico e o digital.”

No capítulo Capacidade Técnica, o e-book discute a importância dos meios de pagamento no negócio do empreendedor. Afinal, para fazer a venda, é preciso ter as ferramentas que facilitam tanto a vida do comprador quanto do vendedor. A solução de multiadquirência da PayGo aparece como um exemplo disso. Nela, o empreendedor escolhe por qual adquirente quer receber na maquininha C6 Pay (adquirente é a empresa que faz a liquidação financeira das transações com cartão de débito ou crédito). O comerciante pode comparar as taxas e condições de cada adquirente e usar a mesma maquininha para passar as transações no adquirente que for melhor para ele. Ou seja, não precisa mais ter tantas maquininhas no negócio. Trata-se de um sistema totalmente aberto, como aberto é o mundo digital.

O C6 Bank e a PayGo acreditam que conhecimento é uma das chaves para a construção e manutenção de um negócio sustentável. Ao longo deste ano, as empresas desenvolveram algumas ações centradas no aprendizado desse público, como live sobre como atravessar a crise provocada pela pandemia e curso de educação financeira via WhatsApp para revendedores das soluções da PayGo.

Baixe o livro “6 passos para entrar no mundo digital – dicas e histórias para estimular você a modernizar o seu pequeno negócio”

A instituição financeira vem desenvolvendo uma série de produtos para pessoa jurídica. Para MEIs, por exemplo, o banco oferece conta corrente isenta de taxa de manutenção, com direito a 100 TEDs gratuitas por mês, pagamentos, saques gratuitos nos caixas eletrônicos da rede Banco24Horas, cartão C6 Business isento de anuidade, C6 Taggy (uma tag para passar nas cancelas automáticas de pedágio, sem taxa de adesão e sem mensalidade), maquininha C6 Pay com possibilidade de isenção da taxa de adesão, depósito por boleto e C6 Kick (transferência de recursos por mensagem de texto). Também há recarga de celular, Limite da Conta (cheque especial), pagamento de estacionamentos, CDBs (Certificado de Depósito Bancário) e empréstimo.

Já a oferta para PMEs inclui conta corrente isenta de taxa de manutenção, 100 TEDs gratuitas por mês, pagamentos, saques gratuitos na rede Banco24Horas, maquininha C6 Pay, câmbio, capital de giro, Limite da Conta (cheque especial) e CDB. Ao longo dos próximos meses, o banco deve lançar outros produtos para esse público. O objetivo da instituição é ser um banco completo tanto para pessoas físicas quanto para MEIs e PMEs.

Baixe o livro “6 passos para entrar no mundo digital – dicas e histórias para estimular você a modernizar o seu pequeno negócio”

O Ziggy PUB, de Marco Cruz e Mury Corcione Jr. (à dir.), ilustra a criatividade, um dos seis passos que o livro dá para entrar no mundo digital

O Ziggy PUB, de Marco Cruz e Mury Corcione Jr. (à dir.), ilustra a criatividade, um dos seis passos que o livro dá para entrar no mundo digital
Crédito: Wanezza Soares

 

Este conteúdo é de propriedade do C6 Pay, e foi produzido pela agência Fato Relevante para o SixM Labs.