O marketing de conteúdo costuma ser uma grande chance para pequenas empresas. Posts interessantes e boas dicas dão credibilidade e atraem um público interessado no seu negócio. Não bastam, no entanto, softwares avançados, textos bem elaborados ou aplicativos cheios de ideias se a empresa buscar o cliente achando que apenas seduzi-lo é a melhor solução. Ética, empatia e confiança são essenciais para atrair clientes, assim como são no relacionamento entre as pessoas.

1) Cadastro espontâneo

Ao enviar conteúdo para seus clientes, o mais indicado é sempre enviar um e-mail pedindo algum tipo de autorização para o envio. Só quando o consumidor está aberto para receber informações sobre a empresa você terá oportunidade para mantê-lo por perto, de forma transparente.

E, claro, com uma entrega do serviço ou produto compatível com o que foi divulgado.

2) Proteção de dados

No Brasil, a partir de agosto de 2020, entrou em vigência a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) com penalidades para aqueles que não respeitarem o sigilo de informações, como o uso de dado pessoal.

A lei determina uma série de direitos e deveres relacionados ao modo como os dados pessoais devem ser tratados e é importante não apenas para empresas, mas também para que cada um saiba o que pode ou não ser feito com as nossas informações.

A partir de agora, empresas e órgãos públicos precisam ter regras claras e explícitas sobre a coleta, armazenamento e uso dos dados pessoais dos indivíduos. Quem desrespeitar a lei está sujeito à multas de até R$ 50 milhões.

Ao elaborar sua estratégia de marketing digital, não se esqueça de contemplar todas as exigências da nova legislação.

3) Bom senso

Utilizar uma lista de nomes no WhatsApp para enviar seu conteúdo todos os dias é tentador. Mas tudo indica que a divulgação será pouco eficiente se, nesse grupo heterogêneo, não houver a definição de um público-alvo e a identificação dos consumidores com a sua empresa.

Em vez de disparar conteúdos a esmo, escolha os perfis mais indicados para receber seus conteúdos, peça autorização para o envio e não se esqueça de fazer alguns testes sobre o impacto das mensagens, para garantir que você encontrou o jeito certo de se comunicar com o público.

Uma dica é, na primeira mensagem sobre um produto, pedir a opinião do usuário, buscando saber se ele está aberto para tal interação.

4) Publicidade positiva

O termo “marca” surgiu na Idade Média, quando os rebanhos eram marcados em formas distintas no ferro quente, para diferenciar a quem pertenciam. Marca, em inglês, é “brand”. E, no marketing digital, existe a possibilidade de construir, por meio de práticas corretas, o brand marketing, a publicidade da marca.

Quando alguém gosta de um produto ou da forma com que foi tratado, acaba se tornado, além de cliente, um excelente divulgador da marca. Travis Moore, especialista americano em marketing digital, aponta que a própria jornada da venda é uma ferramenta de marketing. “Publique resultados e depoimentos sobre seu produto ou serviço”, aconselha, referindo-se principalmente às redes sociais. A linguagem do marketing digital é mesmo universal. Assim como a fidelidade de um cliente satisfeito.

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* Este conteúdo foi produzido pelo SixM Labs para o C6 Bank

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