Estudar o segmento de mercado em que sua empresa atua e planejar um orçamento para a divulgação do seu negócio são itens essenciais para definir a estratégia de marketing digital da sua empresa. A partir dessas definições, a sua primeira iniciativa para investir no marketing digital da sua empresa deve ser conhecer para quem o negócio se destina, o público-alvo.

Entender e definir este nicho é fundamental. No marketing digital, uma das principais vantagens é possibilitar a interação com o cliente (ou possível cliente) e direcionar os produtos a pessoas de perfil semelhante. O mais importante é saber aproximar o cliente do conceito do produto ou serviço.

O público-alvo é definido por meio do perfil das pessoas que têm mais possibilidades de se identificar com determinado produto, em função de fatores como o demográfico, socioeconômico, hábitos, faixa etária, profissão, estado civil e até o time do coração.

Compreender para divulgar e depois vender. Com essas premissas, o americano Travis Moore, especialista em marketing digital, ensina seus alunos no curso de sua agência, a Lead Agency, no Arizona. “Primeiro defina quem você acha que é o seu público-alvo, encontre essas pessoas, chegue até elas, depois pergunte quais são os seus problemas dentro do nicho a ser trabalhado. Registre o feedback e busque direcionar o seu produto de acordo com o perfil do seu cliente.”

Como descobrir o público-alvo?

Existem muitas maneiras de definir o público-alvo. Um dos caminhos é o uso de softwares especializados em pesquisa digital ou que analisam dados de tráfego de audiência.
Um procedimento muito importante é, a partir de páginas das redes sociais, como o Facebook, criar o hábito de conversar com os clientes sobre expectativas, dúvidas e reclamações. Para isso, é preciso criar uma página da empresa para se comunicar, apresentando o produto, as promoções e recebendo sugestões.

Saiba como criar uma persona

O ideal para que o produto seja bem direcionado é imaginar, em todos os aspectos, para quem ele se destina. Pensando no estilo do consumidor médio, nos hábitos, no que ele gosta de fazer e no ambiente que o cerca, é possível criar uma “persona”.

Trata-se de um personagem elaborado para representar o padrão exato do consumidor mais identificado com um produto. Isso facilitará o contato da empresa com ele.

Pode-se criar uma “persona” dando nome a ela, uma ocupação, definindo gênero, local de residência, renda, hobbies e objetivos.

Sabendo-se como se comporta a “persona” ideal, fica mais fácil traçar uma comunicação efetiva com seu cliente. Por exemplo, uma pessoa que tem uma oficina mecânica na Zona Oeste de São Paulo, por exemplo, poderia montar a seguinte persona, a partir das características dos moradores da região: “João, um jovem de 24 anos, paulistano, estudante de administração de empresas, apaixonado por motos e que valoriza muito o desempenho do motor, porque adora viajar com os amigos aos finais de semana. Adora corridas de motovelocidade. De classe média alta, mora na zona oeste de São Paulo e busca um local próximo de sua casa, em que possa ir para realizar a manutenção da moto, priorizando a qualidade do serviço em relação ao preço”.

Com base nesse tipo de informação, a estratégia para fazer o produto chegar até o público-alvo ficará muito mais clara para o empreendedor. Pessoas com o perfil de João ficariam encantadas em receber uma mensagem informando que, perto delas, há uma oficina que oferece serviços de manutenção de motos, com um slogan que fale sobre viagens.

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* Este conteúdo foi produzido pelo SixM Labs para o C6 Bank

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