Ter conhecimento do retorno sobre o que foi investido é algo necessário em todo o processo de marketing. No marketing digital, essa informação fica facilitada pelo fato de haver ferramentas para mensurar a “audiência” da empresa: quantos cliques, quantas conversões de clientes se concretizaram e aí por diante.

Na internet, indicadores como número de seguidores, visualizações ou curtidas nas redes sociais são chamados por alguns especialistas de métrica de vaidade”, porque não apontam com precisão a receita gerada. No entanto, é possível ter relatórios bem precisos sobre o quanto foi vendido, o número de clientes cadastrados e também calcular quanto foi investido em cada negócio ou cliente.
Por exemplo, se, de forma espontânea, um visitante deixou dados para poder receber e-mails, ele se tornou um “lead”. Isso é possível de ser quantificado.

Instrumentos de métrica

Há programas e ferramentas oferecidos pelas próprias redes sociais para medir dados de tráfego, vendas e conversões.

Tais soluções facilitam para que o empreendedor deixe de lado um modelo empírico de gestão, baseado na intuição, e estruture seu modelo digital com embasamento.

Até para quando houver a necessidades de readaptar planos, cada vez mais frequente com o desenvolvimento tecnológico e o surgimento de ferramentas.

O monitoramento dos dados, neste sentido, será um termômetro que medirá o comportamento da empresa diante destas mudanças.

Informações relevantes

Com os dados, torna-se possível mapear o negócio. A fórmula do cálculo do ROI (Retorno sobre o Investimento) é fácil de ser aplicada e ajuda a saber se o marketing digital está contribuindo para diminuir custos.

O ROI é o resultado do Ganho obtido – Custo de investimento /Custo de investimento. Se o empreendedor ganhou R$ 800 após ter investido R$ 100, o ROI terá sido de 7, o que pode ser considerado bom.

Também é possível calcular o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e o CAL (Custo de Aquisição de Leads) e taxa de cliques, entre outros, baseados no quanto foi gasto para essas conversões.

Retrato da empresa

A metrificação traz um retrato de todas as etapas do marketing digital. Ao informar, por exemplo, quais palavras-chave mais funcionaram em campanhas de links patrocinados ou nas buscas orgânicas, o método está analisando o trabalho do SEO.

Também pode mensurar quais fontes de tráfego (orgânico, pago, rede social, site, e-mail) foram mais eficientes na geração de clientes.

Reduzindo custos

Principalmente para pequenos empreendedores, o marketing digital possibilita que, com menos dinheiro, se faça uma ação mais direcionada. A metrificação é um importante instrumento, avaliando a reação, desde o público-alvo até o pós-venda.

Se o empreendedor estiver atuando em uma franquia, terá o suporte maior do franqueador.

“Em franchising, aprendemos com os erros e acertos dos outros e isso fica bem evidente nas ações de marketing digital. O que deu certo eu replico. Para o que não deu certo, não se gasta tempo e dinheiro em repetir”, diz André Friedheim, presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

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