Quatro das cinco atividades de serviços registraram avanços na passagem de julho para agosto, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na média global, o volume de serviços prestados subiu 0,5% em agosto ante julho.

As expansões ocorreram em informação e comunicação (1,2%), transportes (1,1%), serviços prestados às famílias (4,1%) e outros serviços (1,5%).

O único resultado negativo foi o de serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,4%).

Comparação interanual

Todas as cinco atividades de serviços registraram avanços em agosto de 2021 em relação a agosto de 2020, segundo o IBGE. O volume do setor de serviços teve uma alta de 16,7%, o sexto resultado positivo consecutivo.

O destaque foi o avanço no setor de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (19,6%). O segundo maior impacto foi o dos serviços de informação e comunicação (13,6%), seguido por serviços profissionais, administrativos e complementares (12,7%).

Os demais avanços ocorreram nos serviços prestados às famílias (42,2%) e em outros serviços (11,7%).

Difusão

O índice de difusão – que mostra o porcentual de serviços com crescimento em relação ao mesmo mês do ano anterior – passou de 76,5% em julho para 80,7% em agosto.

Quer receber notícias do 6 Minutos direto no seu celular? Estamos no Telegram (t.me/seisminutos) e no WhatsApp (https://6minutos.uol.com.br/whatsapp).